Cinco lugares românticos em Praga, na República Tcheca

Se a novela da sua vida levar você e seu amor a Praga, anote esses cinco cantinhos muito românticos para as cenas do próximo capítulo.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Junho 14, 2021

Ruas da Cidade Velha

Caminhar por Praga é, por si só, romântico: as ruas de paralelepípedos, os lindos edifícios, as vistas do rio... verdadeiros cenários de filmes e novelas. Mas é na Cidade Velha que a experiência se eleva a níveis de Oscar. Comece na Praça da Cidade Velha e siga em direção à Cidade Nova. Qualquer caminho serve. Se se perder, melhor. Vai acabar descobrindo um cantinho romântico.

Jardins de Malá Strana

Outro bairro para lá de romântico é Malá Strana, a porção entre o rio e o Castelo. Além das ruelas charmosas, o bairro esconde diversos jardins secretos, como o jardim atrás do edifício do senado, ou o romântico jardim atrás do hotel Aria. Tem coisa mais romântica que um jardim secreto?

 

Ilha de Kampa

Colado na Ponte Carlos há uma ilha. Mal se nota, já que ela é separada da margem por um pequeno canal. Mas a ilha possui uma linda praça, um parque agradável e um museu de arte moderna. Mas o que mais agrada os enamorados são as caminhadas a beira-rio, com lindas vistas da Cidade Dourada.

 

Parque de Petrín

Ao lado do Castelo de Praga está o parque de Petrín e sua mini torre Eiffel, construída para a Exposição Mundial que aconteceu na República Tcheca no fim do século 19. O parque proporciona lindas vistas desde o alto e, entre as belezas naturais, oferece um jardim de rosas.

Procure a estátua de bronze de Karel Hynek Machá, um poeta romântico que lançou a moda de beijar a pessoa amada sob uma árvore no dia 1º de maio.

Palácio de Troja

Um passeio no zoo pode não soar tão romântico, mas fica se for no zoo de Praga, o maior da República Tcheca. É que ao lado está o palácio de Troja, de beleza impressionante e enormemente inspirador.

Funcionalismo, Bat’a e singularidades de Zlín, cidade morava na República Tcheca

Zlín, cidade funcionalista nascida do espírito empreendedor dos irmãos Bat’a, é verdadeiro paraíso para amantes da arquitetura, mas não só. Outras singularidades contribuem para fazê-la destino imperdível.

Arquitetura Cultura Dica de local
Ricardo Saavedra: viajar, escalar, correr e promover Praga

Quando Ricardo estudava o seu mestrado na Escócia, uma garota tcheca o conquistou. Ele não mais a deixou – o que mudou foram os locais de residência. Primeiro, os Estados Unidos; depois, o México e, finalmente, Praga, onde vive há 12 anos. Hoje, dirige uma agência de viagens (“sou mexicano que promove Praga”, diz) e, nas horas vagas, Ricardo pratica escalada, natação e corrida. Aqui ele revela os segredos da capital da República Tcheca.

Dica de local
Štefan Blaho: Olomouc em sete idiomas

Minha cidade é uma contínua caixa de surpresas, diz Štefan, há alguns anos guia turístico em Olomouc  - um lugar que eu nunca paro de amar. Seu outro amor são os idiomas: o materno é o tcheco, mas ele também fala inglês, alemão, russo, polonês, italiano. O espanhol é meu sétimo filho, diz, abrindo um grande sorriso.

Dica de local
Pacotes