Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Maio 17, 2022

O Rudolphinum

Construído sob o auspício de Rodolfo II, esse imponente edifício às margens do Moldava é o lar da Filarmônica de Praga. Todos os anos, a temporada é aberta por ela, interpretando Minha Pátria, de Semtana. Mas mesmo fora de época, dá para encontrar bons espetáculos, mesmo durante o inverno.

Foto: Wikicommons – Jorge Royan

A Casa Municipal

Esse centro de entretenimento Art Nouveau tem em seu bojo a Sala Smetana (olha ele aí de novo), um espaço que praticamente todos os dias tem um espetáculo. Geralmente, uma coletânea de obras famosas, de Mozart a Vivaldi, de Bach a Rodrigo. E longe de ser programa ‘de turista’, a Casa Municipal é uma das preferidas dos locais.

O Klementinum

Esse grande complexo de escolas, igrejas, biblioteca e observatório tem uma sala – o salão dos espelhos – que com seu estilo barroco torna as apresentações musicais nela executadas ainda mais impressionantes. Geralmente, conjuntos menores de seis a dez músicos, mas não menos talentosos.

A Igreja de São Nicolás na Cidade Velha

Cuidado, há duas igrejas homônimas em Praga. Esta fica na esquina da Praça da Cidade Velha com a rua Parizka. Por sua acústica excelente e facilidade de acesso, costuma receber pequenos espetáculos no fim do dia, e concertos de corais na época do Natal.

O Palácio Lobkowicz, no Castelo de Praga

Única propriedade particular dentro do Castelo de Praga, o palácio Lobkowicz é um museu que guarda, entre outras relíquias, a partitura original da Eroica de Beethoven (composta com o patronato do Lobkowicz que dá nome à propriedade). Em um salão finamente decorado, a casa oferece concertos exclusivos e de alta qualidade. Ótima opção para terminar a visita ao museu.

Foto: Mariuccia Ancona Lopez

Canais relacionados

Cultura
Prepare-se para sonhar nos mercadinhos de Natal da República Tcheca

Os mercadinhos de Natal da República Tcheca, como prelúdio do Advento, são um micromundo aonde a alegria se instala de forma perene. Eles representam a felicidade das coisas simples e previsíveis - percorrer as barracas, comprar alguns enfeites artesanais, saborear ponche e doce de canela, ouvir um coro de vozes angelicais cantando uma canção de natal... e passar o tempo com seus entes queridos. Pois é disso que se trata. Visitar os mercados para ver a vida continuar como sempre, com as suas luzes, a sua árvore de natal, a sua música tradicional, as suas risadas e aquele frio que te faz sentir vivo.

Cultura Experiencia de viagem
Aqui nasceu ferdinand Porsche, sobrenome que batiza um dos automóveis mais cobiçados do mundo

O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu em 1875 no distrito de Vratislavice nad Nisou, cidade de Liberec, então parte do Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. A casa onde viveu seus primeiros 18 anos foi transformada pela Škoda em interessante museu.

Cultura Experiencia de viagem
Arquitetura do vinho, o jeito tcheco de vinícolas receberem visitantes

Além das caves tradicionais, na República Tcheca cada vez mais os fabricantes constroem edifícios e grandes complexos vitivinícolas modernos, a partir de projetos de conceituados arquitetos. Tanto pelo vinho como pela ‘arquitetura do vinho’,  agende a Morávia do Sul para a sua próxima viagem a Tchéquia.

Cultura Natureza Sabores
Pacotes