Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia
Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Maio 17, 2022
O Rudolphinum
Construído sob o auspício de Rodolfo II, esse imponente edifício às margens do Moldava é o lar da Filarmônica de Praga. Todos os anos, a temporada é aberta por ela, interpretando Minha Pátria, de Semtana. Mas mesmo fora de época, dá para encontrar bons espetáculos, mesmo durante o inverno.
Foto: Wikicommons – Jorge Royan
A Casa Municipal
Esse centro de entretenimento Art Nouveau tem em seu bojo a Sala Smetana (olha ele aí de novo), um espaço que praticamente todos os dias tem um espetáculo. Geralmente, uma coletânea de obras famosas, de Mozart a Vivaldi, de Bach a Rodrigo. E longe de ser programa ‘de turista’, a Casa Municipal é uma das preferidas dos locais.
O Klementinum
Esse grande complexo de escolas, igrejas, biblioteca e observatório tem uma sala – o salão dos espelhos – que com seu estilo barroco torna as apresentações musicais nela executadas ainda mais impressionantes. Geralmente, conjuntos menores de seis a dez músicos, mas não menos talentosos.
A Igreja de São Nicolás na Cidade Velha
Cuidado, há duas igrejas homônimas em Praga. Esta fica na esquina da Praça da Cidade Velha com a rua Parizka. Por sua acústica excelente e facilidade de acesso, costuma receber pequenos espetáculos no fim do dia, e concertos de corais na época do Natal.
O Palácio Lobkowicz, no Castelo de Praga
Única propriedade particular dentro do Castelo de Praga, o palácio Lobkowicz é um museu que guarda, entre outras relíquias, a partitura original da Eroica de Beethoven (composta com o patronato do Lobkowicz que dá nome à propriedade). Em um salão finamente decorado, a casa oferece concertos exclusivos e de alta qualidade. Ótima opção para terminar a visita ao museu.
Foto: Mariuccia Ancona Lopez