Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Maio 17, 2022

O Rudolphinum

Construído sob o auspício de Rodolfo II, esse imponente edifício às margens do Moldava é o lar da Filarmônica de Praga. Todos os anos, a temporada é aberta por ela, interpretando Minha Pátria, de Semtana. Mas mesmo fora de época, dá para encontrar bons espetáculos, mesmo durante o inverno.

Foto: Wikicommons – Jorge Royan

A Casa Municipal

Esse centro de entretenimento Art Nouveau tem em seu bojo a Sala Smetana (olha ele aí de novo), um espaço que praticamente todos os dias tem um espetáculo. Geralmente, uma coletânea de obras famosas, de Mozart a Vivaldi, de Bach a Rodrigo. E longe de ser programa ‘de turista’, a Casa Municipal é uma das preferidas dos locais.

O Klementinum

Esse grande complexo de escolas, igrejas, biblioteca e observatório tem uma sala – o salão dos espelhos – que com seu estilo barroco torna as apresentações musicais nela executadas ainda mais impressionantes. Geralmente, conjuntos menores de seis a dez músicos, mas não menos talentosos.

A Igreja de São Nicolás na Cidade Velha

Cuidado, há duas igrejas homônimas em Praga. Esta fica na esquina da Praça da Cidade Velha com a rua Parizka. Por sua acústica excelente e facilidade de acesso, costuma receber pequenos espetáculos no fim do dia, e concertos de corais na época do Natal.

O Palácio Lobkowicz, no Castelo de Praga

Única propriedade particular dentro do Castelo de Praga, o palácio Lobkowicz é um museu que guarda, entre outras relíquias, a partitura original da Eroica de Beethoven (composta com o patronato do Lobkowicz que dá nome à propriedade). Em um salão finamente decorado, a casa oferece concertos exclusivos e de alta qualidade. Ótima opção para terminar a visita ao museu.

Foto: Mariuccia Ancona Lopez

Canais relacionados

Cultura
Na República Tcheca, cavernas nos transportam à vida em família há 45 mil anos

Visitar cavernas é como abrir porta para ingressar no passado remoto. Na República Tcheca há 14 delas abertas à visitação, todas sob responsabilidade da Administração de Cavernas do país, que cuida dos ambientes e das medidas para que o visitante as aprecie em segurança.

Aventura Cultura
Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer

Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca

Cultura Experiencia de viagem
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes