Cinco lugares de turismo religioso judaico no Destino Tchéquia
A história do judaísmo na Europa passa pela República Tcheca. Não só em Praga, mas também em outros locais. Descubra cinco deles nesse artigo.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Outubro 17, 2022
Por muitos séculos os judeus foram parte fundamental da sociedade tcheca. Desde os antigos reinos da Boêmia e Morávia, até a Tchecoslováquia do século XX, a marca dos judeus tem sido uma constante. Aqui, cinco lugares emblemáticos para o turismo relacionado à religião judaica.
O museu e o cemitério judeu em Praga
Por muitos séculos, os judeus de Praga só podiam viver (e morrer) em um canto da cidade, limitado pela curva do rio Moldava. Esse antigo gueto foi desmantelado depois que José II permitiu que os judeus vivessem em qualquer lugar, e o novo bairro ganhou o nome de Josefov, em homenagem ao imperador. Novos e elegantes edifícios surgiram mas, do antigo gueto, ainda resta o impressionante cemitério, com um sem-fim de lápides, anexo ao museu judaico.
Sinagoga de Pilsen
A apenas 90 km de Praga, a cidade de Pilsen também contava com uma grande comunidade judaica. Tanto que lá foi erguida a segunda maior sinagoga da Europa, e a terceira maior do mundo. Recentemente restaurada, a construção é um orgulho da cidade, e uma lembrança perante de sua herança judaica.
O campo de concentração de Terezin
Infelizmente, nem só de boas lembranças vive o passado judaico na Tchéquia. O campo de concentração de Terezin, ao norte de Praga, nos lembra da grande tragédia decorrente da Segunda Guerra, quando muitos judeus foram levados, e nunca mais retornaram.
O centro histórico de Třebíč
Na região de Vysočina, entre a Boêmia e a Morávia, está a cidade de Třebíč. Em seu centro histórico está preservado o antigo gueto judeu, onde por muitos séculos coexistiram, harmonicamente, judeus e cristãos. A sinagoga bem conservada é o destaque entre as edificações.
A sinagoga Nova-Velha, em Praga
De volta à capital tcheca, e de volta ao bairro de Josefov, é preciso mencionar uma das seis sinagogas remanescentes na área. A sinagoga Nova-Velha é uma das mais antigas da Europa, e abriga a lenda do Golem, a criatura do rabino Lowe, feita para ajudar o povo judeu. Segundo a lenda, o Golem está escondido na sinagoga, à espera de ser chamado por seu mestre.