Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca
A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.
Por: Giorgia Marcucci
Publicado: Maio 19, 2021
Brno, Villa Tugendhat
Patrimônio Mundial, a Villa Tugendhat tem seu valor particular reconhecido pela Unesco por “aplicação de conceitos espaciais e estéticos inovadores”. O projeto é de Mies van der Rohe.
Dica: em Brno, o castelo Špilberk é sede do Museu da Cidade, que expõe, inclusive, importantes achados arqueológicos.
Zlín, funcionalismo de Baťa
O icônico industrial calçadista Tomáš Baťa fez de Zlín, Morávia, a única cidade europeia totalmente funcionalista construída de acordo com plano urbano. Não perca o “Arranha-céu de Baťa”.
Dica: em Otrokovice (10 km de Zlín) há embarque para viagem pelo Canal de Baťa. No roteiro, vinícolas, castelos, monumentos.
Praga, Casa da Madona Negra
Mais famoso exemplo cubista em Praga. O cubismo tcheco se destacou no mundo por incluir arquitetos desde o início do movimento, nascido na França como pintura de vanguarda.
Dica: a Casa da Madona Negra é sede do Museu do Cubismo Tcheco, onde há peças belíssimas - de porcelanas a mobílias.
Pardubice, Moinhos Winternitz
O imponente complexo dos Moinhos Winternitz é projeto do arquiteto modernista Josef Gočár, que no início do século 20 projetou vários edifícios do gênero em Pardubice.
Dica: na Praça da República de Pardubice você poderá ver o edifício AngloBanka, classicista; e o Grand Hotel, construtivista.
Žatec, Farol do Lúpulo
É a porta de entrada para o passeio virtual em 3D aos prédios históricos ligados ao cultivo do lúpulo. Acessado por elevador, o último andar tem ponte de conexão para a sala de projeção.
Dica: o Farol faz parte dos prédios do Templo do Lúpulo e da Cerveja, incluída a minicervejaria que produz diante do visitante.