Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Maio 19, 2021

Brno, Villa Tugendhat

Patrimônio Mundial, a Villa Tugendhat tem seu valor particular reconhecido pela Unesco por “aplicação de conceitos espaciais e estéticos inovadores”. O projeto é de Mies van der Rohe.

Dica: em Brno, o castelo Špilberk é sede do Museu da Cidade, que expõe, inclusive, importantes achados arqueológicos.

Zlín, funcionalismo de Baťa

O icônico industrial calçadista Tomáš Baťa fez de Zlín, Morávia, a única cidade europeia totalmente funcionalista construída de acordo com plano urbano. Não perca o “Arranha-céu de Baťa”.

Dica: em Otrokovice (10 km de Zlín) há embarque para viagem pelo Canal de Baťa. No roteiro, vinícolas, castelos, monumentos.

Praga, Casa da Madona Negra

Mais famoso exemplo cubista em Praga. O cubismo tcheco se destacou no mundo por incluir arquitetos desde o início do movimento, nascido na França como pintura de vanguarda.

Dica: a Casa da Madona Negra é sede do Museu do Cubismo Tcheco, onde há peças belíssimas - de porcelanas a mobílias.

Pardubice, Moinhos Winternitz
O imponente complexo dos Moinhos Winternitz é projeto do arquiteto modernista Josef Gočár, que no início do século 20 projetou vários edifícios do gênero em Pardubice.

Dica: na Praça da República de Pardubice você poderá ver o edifício AngloBanka, classicista; e o Grand Hotel, construtivista.

Žatec, Farol do Lúpulo

É a porta de entrada para o passeio virtual em 3D aos prédios históricos ligados ao cultivo do lúpulo. Acessado por elevador, o último andar tem ponte de conexão para a sala de projeção.

Dica: o Farol faz parte dos prédios do Templo do Lúpulo e da Cerveja, incluída a minicervejaria que produz diante do visitante.

Cinco hotéis históricos em Praga, na República Tcheca

Sua viagem a República Tcheca pode ganhar uma outra dimensão se você se hospedar em um dos (muitos) hotéis históricos de Praga. Aqui, uma lista com cinco deles, em estilos variados.

Arquitectura Experiencia de viagem Sonhe
As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Arquitectura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio
As cinco igrejas mais bonitas de Praga, capital da República Tcheca

A cidade de Praga, capital da República Tcheca, possui inúmeras igrejas, de todos os estilos. Aqui, trazemos cinco das mais bonitas, com uma curiosidade sobre cada uma delas.

Arquitectura Arte Experiencia de viagem