Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Maio 19, 2021

Brno, Villa Tugendhat

Patrimônio Mundial, a Villa Tugendhat tem seu valor particular reconhecido pela Unesco por “aplicação de conceitos espaciais e estéticos inovadores”. O projeto é de Mies van der Rohe.

Dica: em Brno, o castelo Špilberk é sede do Museu da Cidade, que expõe, inclusive, importantes achados arqueológicos.

Zlín, funcionalismo de Baťa

O icônico industrial calçadista Tomáš Baťa fez de Zlín, Morávia, a única cidade europeia totalmente funcionalista construída de acordo com plano urbano. Não perca o “Arranha-céu de Baťa”.

Dica: em Otrokovice (10 km de Zlín) há embarque para viagem pelo Canal de Baťa. No roteiro, vinícolas, castelos, monumentos.

Praga, Casa da Madona Negra

Mais famoso exemplo cubista em Praga. O cubismo tcheco se destacou no mundo por incluir arquitetos desde o início do movimento, nascido na França como pintura de vanguarda.

Dica: a Casa da Madona Negra é sede do Museu do Cubismo Tcheco, onde há peças belíssimas - de porcelanas a mobílias.

Pardubice, Moinhos Winternitz
O imponente complexo dos Moinhos Winternitz é projeto do arquiteto modernista Josef Gočár, que no início do século 20 projetou vários edifícios do gênero em Pardubice.

Dica: na Praça da República de Pardubice você poderá ver o edifício AngloBanka, classicista; e o Grand Hotel, construtivista.

Žatec, Farol do Lúpulo

É a porta de entrada para o passeio virtual em 3D aos prédios históricos ligados ao cultivo do lúpulo. Acessado por elevador, o último andar tem ponte de conexão para a sala de projeção.

Dica: o Farol faz parte dos prédios do Templo do Lúpulo e da Cerveja, incluída a minicervejaria que produz diante do visitante.

Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Arquitectura Experiencia de viagem Sabores
Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca

Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.

Arquitectura
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes