Cinco esportes na República Tcheca para os corajosos

Já imaginou um destino onde é possível desde escalar uma via ferrata até visitar um castelo? E um lugar onde você pode liberar muita adrenalina ao pular de uma ponte ou remar em corredeiras e depois fazer degustação de cerveja? Você não precisa imaginar. Podemos garantir que na República Tcheca você terá tudo isso e muito mais.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Setembro 06, 2021

Viajar para um destino como a República Tcheca fará seu coração bater mais forte. Ainda mais se você é apaixonado por esportes ativos, já que lá encontrará as mais diversas opções. Após períodos que nos impõem grandes doses de estresse, as sugestões a seguir são ótimas para descarregar adrenalina. Ponha de lado a preguiça ou o medo e ouse curtir este país com toda a emoção possível.

Via ferrata, desafio ao corpo e à mente

Cada vez mais na moda, as vias ferratas apresentam desafios difíceis de rejeitar por amantes de escaladas e de montanhas. Na República Tcheca, as vias ferratas são regidas pelo sistema austríaco de classificação de dificuldades, as quais variam de 'A' a 'F', sendo 'A' a mais fácil. Embora no país você as encontrará para todos os níveis, se é experiente em escalar via ferrata e está em boa forma física, uma das mais emocionantes é a Bechyně, que corre paralela ao rio Lužnice, no sul da Boêmia. É considerada uma das mais difíceis do território (níveis D/E) devido ao seu percurso, com uma parte em saliências que exigem grande resistência física e a subida final, com seis metros. O percurso total é de quinhentos metros e, geralmente, é concluído em uma hora e meia. Se esta via ferrata é muito complicada para você, na República Tcheca há muitas outras para nível iniciante.

Tchéquia por bicicleta

A bicicleta se tornou uma companheira inseparável para ampla gama de viajantes, seja para se locomover pela cidade, visitar bucólicos lugarejos ou fazer divertidas e arriscadas trilhas nas montanhas. Na República Tcheca, todos encontram opções que agradam, pois há milhares de ciclovias e espaços aonde podem demonstrar suas habilidades no pedal.

Os apaixonados por duas rodas e modalidades esportivas de montanha, proporcionadas por bicicletas, têm a oportunidade de se desafiar na espetacular Cordilheira Rychlebské hory. Nesse recanto da Boêmia Oriental, junto à fronteira com a Polônia, há rede de percursos adaptados, com caminhos de pedra e 'flow trails' (estradas preparadas com curvas, saltos e outros obstáculos), acessíveis mesmo em dias de chuva. Imersos na natureza, os roteiros são circulares para facilitar a orientação dos atletas no solo. O imenso Complexo Rychlebské Stezky é administrado por especialistas nesse esporte e ali os ciclistas encontram tudo de que precisam, seja aluguel de equipamentos, aulas, hospedagem, restaurante ou mapas de percursos.

Em canoa, por rios selvagens

Dentre os esportes mais desejados no verão está a canoagem, atividade que permite interagir diretamente com a natureza, admirar o ambiente e obter novas perspectivas paisagísticas a partir da água. Antes de iniciar a atividade, é necessário conhecimento sobre o rio escolhido e a dificuldade da descida. Você deve saber que na República Tcheca existem duas categorias - rios calmos (ZW) e rios selvagens (VW), que se subdividem em seis outros níveis.

O Moldava (Vltava) é o rio mais popular para as descidas em canoa, mas não se esqueça de pedir licença administrativa, porque a primeira parte atravessa o Parque Nacional Šumava. Quem prefere dose extra de corredeiras e de agitação pode optar por um de seus afluentes, o Sázava. Esse rio proporciona experiência completa, visto que ao longo do curso há empresas que alugam equipamentos, parques de campismo para pernoitar ou esticar a estadia e lindas aldeias para passear e se deliciar com a gastronomia. A aventura é, sim, compatível com a boa vida. E se não se considera experiente para fazer a trilha, há outras propostas de passeios por barcas e balsas, com guias.

Uma loooonga tirolesa

É inesquecível aquele momento anterior de incerteza quando, depois de verificar se o cinto está bem apertado, você pula da plataforma inicial para viajar suspenso por cabo, ao longo de dois quilômetros. Quer a tirolesa ofereça um único voo ou várias estações, é uma experiência emocionante. Uma de suas vantagens é que não exige excelente preparo físico ou certa idade. Uma das tirolesas mais incríveis da República Tcheca está localizada no Complexo Esportivo Klíny, na Montanha Krušné hory, e atravessa o vale Šumenské údolí a 150 metros de altura. Com 2.200 metros de comprimento, é a quinta tirolesa mais longa da Europa (e a vigésima do mundo).

Bungee jumping - quem disse medo

Se você sofre de vertigens, com esta atividade testará todos os seus limites. A proposta é saltar da ponte mais alta da República Tcheca, da torre de televisão ou de guindaste. Não se esqueça que, além da emoção que o bungee jumping proporciona, ocasiona vistas prodigiosas - bom incentivo para saltar de todos os locais possíveis do país. Embora pareça muito arriscado, este esporte radical raramente acarreta acidentes e a prática contempla todas as medidas de segurança. Ouse tentar.

Continue lendo sobre a República Tcheca

Deixe-se levar pelo Moldava, o maior rio da República Tcheca

Seis seções turísticas ‘dividem’ o rio Moldava desde a nascente, na Šumava, até Mělník, em percurso repleto de atrações.

Tchéquia em balão, experiência inesquecível

Ângulos de visão privilegiados, emoção, romantismo. Sensações que você vai experimentar ao sobrevoar Tchéquia em balão.

As joias secretas da República Tcheca

Ir além. É o que propomos nesta seleção de excursões a lugares secretos da República Tcheca, para além da famosa Praga.

Canais relacionados

Aventura Esportes
Cinco esportes na República Tcheca para os corajosos

Já imaginou um destino onde é possível desde escalar uma via ferrata até visitar um castelo? E um lugar onde você pode liberar muita adrenalina ao pular de uma ponte ou remar em corredeiras e depois fazer degustação de cerveja? Você não precisa imaginar. Podemos garantir que na República Tcheca você terá tudo isso e muito mais.

Aventura Esportes
Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Aventura Castelos e Palácios Cultura Itinerários
Tchéquia em balão, experiência inesquecível

Percorrer a República Tcheca por carro é emocionante, por trem, traz grande dose de romantismo e sobre duas rodas confere vitalidade. Mas, se o que você realmente quer é viver experiência muito mais vibrante, continue lendo porque esses quatro passeios em balão foram pensados para você.

Aventura Aventura Experiencia de viagem Natureza