Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Abril 05, 2021

Parque Nacional da Suíça Boêmia

A Suíça Boêmia é um lugar mágico que tem por cenário a beleza mística dos arenitos do rio Elba. Desfiladeiros profundos, torres de pedra, rochas que formam elementos singulares, como o Teatro na Floresta, mirantes para vistas maravilhosas. Nos interiores e arredores do parque há mais de 300 lugares incríveis, aí incluídas pitorescas vilas e suas atrações.

Dica: imperdível, a monumental formação rochosa Pravčická brána (Portão de Pedra) é a maior ponte de rocha natural da Europa. Sob a ponte está o hotel-castelo Orlí hnízdo.

Parque Nacional Podyjí

Parque Podyjí atravessa sinuoso vale entre as cidades de Vranov nad Dyjí e Znojmo, na Morávia. Fronteira com o parque austríaco Thayata, o Parque Podyjí tem natureza quase intocada, ruínas de castelos, florestas e até mesmo um vinhedo incrível. Anfiteatros de rocha, paredes íngremes, meandros e cavernas, fauna e flora típicas fazem parte da paisagem.

Dica: durante outubro e avançando até novembro, as florestas de Podyjí exibem profusão de cores que as tornam simplesmente encantadoras.

Parque Nacional Krkonoše, nas Montanhas Gigantes

Localizado nas regiões de Hradec Králové e Liberec, o Parque Krkonoše se estende ao longo das mais altas montanhas da República Tcheca e faz parte da Reserva da Biosfera da Unesco. Trilhas bem sinalizadas e em grande número levam aos mais belos recantos do parque, que tem estrutura geológica, flora e fauna únicas.

Dica: desde Praga, você poderá fazer excursão de um dia para conhecer os lugares de maior destaque no Parque Krkonoše ou hospedar-se em hotel local.  

Parque Nacional de Šumava
O Parque Nacional Šumava é o maior dos quatro parques nacionais da República Tcheca, e está sob regime especial de proteção ambiental. É possível percorrê-lo por carro ou bicicleta, e conhecer atrações na forma de monumentos naturais, como a Floresta Boubín; os técnicos, como o engenhoso Canal Schwarzenberg;  palácios e castelos - um destes, o romântico Velhartice e várias estações de esqui.

Dica: o complexo do Castelo Velhartice consiste em edifícios góticos e inclui extraordinária ponte de pedra; antiga cervejaria preservada; e museu de arquitetura popular.

Parques de Františkovy Lázně

Os parques de Františkovy Lázně, cidade termal na região de Karlovy Vary, são entrelaçados por dezenas de quilômetros de trilhas ideais para os mais diferentes passeios. O objetivo pode ser um dos ótimos spas, um mirante, os pomares ou as nascentes, passando por lindas fontes e notáveis esculturas. Esses parques tornaram-se fenômeno de visitas, talvez comparável ao interesse por parques e jardins de castelos. O acesso aos parques é gratuito.

Dica: em Františkovy Lázně, quem procura romantismo encontrará excelente opção em meio a floresta do Sady Míru, um dos parques da cidade. Trata-se do hotel boutique Zámeček, com apenas quatro apartamentos e envolventes ambientes.

Canais relacionados

02 Deporte y Naturaleza
Selvas, cavernas e vulcões, destinos naturais com personalidade

A geografia tcheca vai de 0 a 100 km/h na velocidade da Fórmula 1: suaves prados e campos de cultivo que se precipitam em falésias; desfiladeiros de arenitos fantásticos abrigados em florestas exuberantes, cujo subsolo esconde cavernas ainda mais fascinantes; fontes de água fervente ao lado de parques idílicos... Por isso, pode ser mais justo dizer que Tchéquia se mantém a cem por hora em quase toda a sua extensão, como se andasse  na corda bamba dos acidentes naturais mais fabulosos.

02 Deporte y Naturaleza
Montanhas Gigantes, para relaxar ou praticar esportes

A partir de Praga, a apenas duas horas de carro no rumo Nordeste, você chegará ao Parque Nacional Krkonoše, um paraíso entre as montanhas mais altas e as florestas mais frondosas da República Tcheca. Um lugar com neve no inverno, ideal para esquiar, assim como excepcional no verão, para caminhadas e prática de vários esportes.

02 Deporte y Naturaleza
Em Prachatice, ciclismo de luxo até para os acomodados

O Sul da Boêmia é um festival de lagos e regiões úmidas, que avançam por ricas florestas e vilas repletas de encanto. Nestas, as casas ostentam fachadas de autêntico estilo barroco popular. Não obstante suas belezas, esta porção da Tchéquia passa despercebida, por ter como vizinhos dois destinos internacionais dentre os mais famosos do país – as célebres cidades termais de Karlovy Vary e a mágica Český Krumlov. Contudo, o Sul da Boêmia é um dos lugares favoritos dos tchecos, para desfrutar das férias. Então, vamos saber o que eles sabem.

02 Deporte y Naturaleza
Pacotes