Castelo, palácio, fortaleza ou chateau

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas seja que coisa for, a Tchéquia tem.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 29, 2020

Sabe quantos palácios e castelos existem na República Tcheca? A resposta está no fim do artigo. Mas antes de chegar lá, você sabe qual a diferença de castelo e palácio?

Não fique triste se não souber. Brasileiros geralmente não sabem, porque nossa história como nação começou na Idade Moderna (historicamente falando), e com o Barroco (artisticamente falando). Aqui não tivemos Idade Média, a era de ouro de castelos e fortalezas. Mas temos palácios e, talvez, chateaux.

Mas afinal, qual a a diferença?

Um CASTELO é uma construção fortificada, geralmente em um terreno alto, na qual morava um rei, um príncipe ou um senhor feudal. Tipicamente era uma construção pesada, com grandes muros, ameias, fosso... Na Idade Média era o lar de alguém com poder e riqueza – e por isso tanta segurança. Melhores exemplos na República Tcheca – o Castelo de Praga, o Castelo de Cesky Krumlov, o castelo de Loket. Todos estão no alto de uma montanha, todos tem paredes grossas, torres e construções de defesa; todos eram lar de um nobre (rei da Boêmia, família Rozemberk, Rei Carlos IV durante a infância, respectivamente).

É diferente de uma FORTALEZA, que é uma construção fortificada, para defesa de território, mas onde não mora nenhum nobre ou rei. Ela pode até parecer um castelo, por causa das muralhas e fossos, mas a ausência do morador é decisiva. Melhor exemplo na República Tcheca é a Fortaleza de Terezín, cujas características fizeram dela uma prisão e campo de concentração na II Guerra, infelizmente.

Já o PALÁCIO é outro tipo de construção para moradia dos nobres. Porém, ela é típica da época pós-Idade Média, quando não era mais necessário ter muralhas, fossos etc. O foco passou a ser a ostentação – na arquitetura e na decoração. O advento do Barroco, e depois do Rococó deu grande impulso. Mas há palácios de todos os estilos, até mesmo modernista. O palácio é, sempre, algo bonito de se ver, e as visitas costumam incluir interiores luxuosos, com ornamentos e mobiliário. Ostentação, ostentação! Melhores exemplos na República Tcheca – Palácio de Lednice, Palácio de Hluboka, Palácio de Troja, Palácio de Litomysl. Todos com lindas fachadas e ricos interiores.

Finalmente, o que é um Chateau? A melhor definição é de um ‘palácio de campo’. Enquanto os Palácios tradicionais ficam em zonas urbanas, ou bem próximos às cidades, um chateau é por definição uma moradia luxuosa em local retirado. Um lugar onde o nobre iria para se afastar da loucura da cidade grande e relaxar. Mantendo a ostentação na arquitetura e na decoração, é claro. Melhores exemplos na República Tcheca – os charmosos Chateau Mcley e Chateau Herálec, ambos abertos como hotel e spa. 

Agora que cada construção está devidamente em seu quadrado, a resposta da pergunta: quantos Castelos e palácios (incluindo chataux) existem na República Tcheca?

Resposta: mais de 2.000. Que se pode visitar, uns 600. Alguns palácios e chateaux inclusive estão à venda, por preços módicos. Porém, você tem que assumir o compromisso de restaurá-los na sua beleza original. E aí? Vai deixar sair esse nobre que existe dentro de você?

 

 

Canais relacionados

Experiencia viajera
Sem sair de casa, visite lindo castelo tcheco e pratique ioga

Disponível em streaming e no youtube, está no ar o primeiro episódio da série  YogArt, criada pela direção do Castelo Nelahozeves, em Tchéquia. Cada edição será  ambientada em uma das belas galerias do castelo. No decorrer das cenas, você observará e poderá repetir exercícios respiratórios e suaves movimentos de ioga.

Experiencia viajera
Junte-se a AlanXelmundo em sua aventura por Kutná Hora.

Alan Estrada é o seu guia de viagens. Neste capítulo, você será levado para a República Tcheca. Visite Kutna Hora, suas duas catedrais, um patrimônio mundial, o ossuário de Sedlec, percorra as ruas desta pitoresca cidade e prove javalis.

Experiencia viajera
Castelo, palácio, fortaleza ou chateau

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas seja que coisa for, a Tchéquia tem.

Experiencia viajera