Brno, de cima para baixo

A cidade vista do alto, a partir do olhar de um pássaro durante o vôo.  Vista também do subsolo, no labirinto proposto pelas antigas adegas subterrâneas do Mercado de Couves, desde a oficina de um cunhador de moedas e um imenso ossuário.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Outubro 09, 2010

Muito melhor do que observada em um mapa, a cidade de Brno se insinua aos visitantes desde o topo de seus mirantes, que oferecem panorâmicas e propõem rotas que os levarão a explorar suas ruas, e até descobrir o caminho para visitar seus segredos subterrâneos.

No topo

Ao chegar a Brno - a segunda maior cidade da República Tcheca, depois de Praga, e a cerca de 220 quilômetros da capital -, seus passos podem levá-lo até a Catedral de São Pedro e São Paulo (Katedrála svatého Petra a Pavla), que se destaca no horizonte urbano, assentada na colina Petrov, e avança para o céu com suas altas torres, a alturas de 84 metros. Lá, todos os dias, os sinos tocam às 11 da manhã (em vez de às 12 horas) para lembrar o momento decisivo em que a cidade se livrou do cerco dos suecos, durante a Guerra dos Trinta Anos, ao confundi-los adiantando o horário, já que um general prometera retirar-se, se não conquistasse Brno antes das 12 horas.

A partir da catedral, uma rua em declive leva à Praça do Mercado de Verduras (Zelný trh), com sua Fonte Parnaso e a Coluna da Santíssima Trindade. Aqui retornaremos logo mais, para visitar as antigas adegas subterrâneas, desde 2011 abertas ao público como atração turística. Primeiro, entraremos em outro mirante, localizado no centro histórico da cidade. A poucos metros da Praça do Mercado fica a Antiga Prefeitura, do século 12, guardada por um “dragão” dissecado que paira sobre a entrada. Sobre este dragão são contadas algumas lendas, mas, a bem da verdade, trata-se de um crocodilo. A torre do edifício, com 63 metros de altura, coroada por uma bela cúpula renascentista, é um dos mirantes que abre vista para os quatro pontos cardeais. A partir dali, você poderá ver toda a cidade, incluindo a catedral e o Castelo de Špilberk (Hrad Špilberk), do século 13 – outro mirante privilegiado; e antiga prisão, hoje sede do Museu de Brno.

Um táxi nos leva ao próximo destino – um lugar que oferece excelentes vistas de Brno, mas que é visitado por outro motivo, além da paisagem que proporciona. Trata-se da Vila Tugendhat, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, que por si justifica a visita à cidade. A casa, obra do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, é uma joia do funcionalismo. Cada ambiente revela um pouco de sua intimidade e da genialidade de seu criador, presente em todos os detalhes. Desde as grandes janelas da sala com vistas para o jardim, você poderá ver o Castelo de Špilberk e a catedral, guardando o centro histórico.

Nos subsolos

Já com o panorama completo de Brno visto do alto em grande estilo, é hora de mergulhar em suas entranhas. Voltamos à Praça do Mercado - ou Mercado de Couves, assim chamado por conta do tipo de comércio ali desenvolvido desde tempos idos. De um lado, na rua Zelný 21, fica a entrada do labirinto de Brno - série de adegas subterrâneas e porões medievais, os quais eram propriedade dos comerciantes que ocupavam a praça.  Há alguns anos, as passagens foram resgatadas e arejadas, para mostrar ao público como era a vida naquele lugar, há séculos. Após descer cerca de oito metros, através de 212 degraus, se sucede uma série de salas abobadadas. Nelas, você verá como o lugar foi usado para produzir vinhos e cervejas. Há ali mostra dedicada à história da iluminação, uma taberna, o laboratório de um alquimista, uma prisão e os restos arqueológicos encontrados durante a reconstrução do lugar.

Para quem deseja continuar a exploração subterrânea, a cidade possui outros dois locais abertos ao público: sob a Praça dos Dominicanos você poderá visitar a Adega do Mestre Moeda (Mincmistrovský sklep); e o Ossuário da Igreja de São Jacobo (Kostnice u sv. Jakuba), segundo maior do gênero na Europa, que guarda os restos mortais de mais de 50 mil pessoas.

 

 

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Nas areias de Písek

É difícil ‘desgrudar’ dos encantos de Praga, mas há muitas atrações em cidades e vilas próximas que vale conhecer. Um desses lugares é a singular Písek, na Boêmia do Sul, aonde está a ponte de pedra mais antiga da República Tcheca e muito mais.

Dica de local Experiencia de viagem Natureza
Um dia em Karlovy Vary

Para quem quer ver a República Tcheca além de Praga – o que eu recomendo veementemente – existem várias opções de passeios bate-e-volta, aqueles que você vai pela manhã e volta de noitinha e, assim, não precisa trocar de hotel.

Experiencia de viagem
Sopas, as delícias tchecas para o inverno

A gastronomia tcheca tem diversas sopas em seu cardápio – todas deliciosas. Descubra um pouco mais sobre esta parte quentinha e reconfortante da República Tcheca. E, se der água na boca, baixe o nosso especial de sopas, com oito receitas para fazer em casa.

Experiencia de viagem Sabores Sabores
Pacotes