As cinco igrejas mais bonitas de Praga, capital da República Tcheca
A cidade de Praga, capital da República Tcheca, possui inúmeras igrejas, de todos os estilos. Aqui, trazemos cinco das mais bonitas, com uma curiosidade sobre cada uma delas.
Por: Giorgia Marcucci
Publicado: Março 29, 2021
Catedral de São Vito
Marco arquitetônico da capital tcheca e Patrimônio Histórico, a Catedral de São Vito é uma das edificações do complexo do Castelo de Praga. Em estilo gótico, ostenta extraordinária beleza, objetos preciosos, pinturas medievais, vitrais magníficos. A rosácea chega a ser incrível.
Curiosidade: Um dos vitrais é em estilo Art Nouveaux, feito por Alfons Mucha.
Igreja de São Nicolás em Malá Strana
Chamada Pérola do Barroco de Praga, a Igreja de São Nicolás em Malá Strana projeta no horizonte inconfundível cúpula e bela torre. A dinâmica barroca das formas e entrada de luz, com efeitos deslumbrantes, coroaram apresentações de Mozart ao órgão, que lá permanece.
Curiosidade: Esta é uma das duas igrejas de São Nicolás que Praga possui. A outra está na Cidade Velha.
Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa
Lar da famosa imagem do Menino Jesus de Praga, a igreja barroca de Nossa Senhora Vitoriosa
é um dos pontos de peregrinação na República Tcheca. Dentre outras belíssimas obras, atrás do altar-mor há pintura monumental, criada pelo artista tcheco Antonín Stevens em 1641.
Curiosidade: no altar a direita do Menino Jesus há uma réplica de Nossa Senhora Aparecida.
Igreja de São Pedro e São Paulo em Vysehrad
Há muitos valiosos retalhos históricos na Igreja São Pedro e São Paulo, na forma de peças esculturais, joias, fragmentos de tecidos preciosos e mais. Você verá, por exemplo, o relicário barroco que guarda os restos mortais de São Valentim, padroeiro dos enamorados.
Curiosidade: é a segunda igreja mais importante de Praga, no local onde a cidade surgiu.
Igreja de Nossa Senhora das Neves
Com três naves, construída originalmente em estilo gótico, a Igreja de Nossa Senhora das Neves tem algumas abóbodas em estilo renascentista, construídas por iniciativa dos Franciscanos Descalços. Em Praga, tem a mais alta coluna de altar (29 metros).
Curiosidade: apesar de enorme, a igreja está ‘escondida’ próximo à Avenida Nacional, em plena Cidade Nova.