Arquitetura Folclórica - Paraíso da Boêmia

Conhecida como o “Portão Sul do Paraíso da Boêmia”, com pouco mais de 2.500 habitantes e fiel às suas tradições, a cidadezinha de Sobotka tem o seu centro como área de conservação da arquitetura folclórica. Também, é a sede de um dos Monumentos Culturais de Tchéquia - o Castelo de Caça Humprecht.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Dezembro 06, 2019

Além das incontáveis belezas naturais, a porção da Tchéquia conhecida como Paraíso da Boêmia é repleta de tradições culturais. Para o turista, se o tempo escasso não permite mergulhar na atmosfera das tradições, usos e costumes a alternativa é escolher passeios e selecionar uma das comunidades locais. Por exemplo, Sobotka, a vila com pouco mais de 2.500 habitantes, chamada “Portão Sul do Paraíso Boêmio”.

Em especial, entre os literatos nascidos em Sobotka destaca-se o escritor, dramaturgo e poeta Fráňa Šrámek (1877-1952). Ele é homenageado com um busto na praça da cidade, e com o Festival de Língua, Fala e Literatura Tcheca (Šrámek Sobotka). Anualmente, o festival ocorre na primeira semana das férias escolares tchecas, abrindo o  verão. Além de oficinas, palestras e leituras de obras, acontecem espetáculos teatrais e concertos. Na cidade, vida e obra do poeta estão documentadas no Museu Fráňa Šrámek (Náměstí míru 3), aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 12h30min; e aos sábados, das 09 às 12 horas.

Castelo de Caça Humprecht – A grande atração de Sobotka é o Castelo de Humprecht, construído no século 17 para ser residência de verão e pavilhão de caça do conde Humprecht Jan Černín. Um dos símbolos do Paraíso da Boêmia, este castelo foi erguido entre 1666 a 1668, sob projeto e orientação do arquiteto italiano Carlo Lurago. A construção ocorreu no início do período barroco, e utilizou elementos do renascimento tardio e do maneirismo.

Durante muito tempo, o Castelo Humprecht foi destaque nos meios culturais e artísticos, por conta de diferenciar arquitetonicamente de antecessores e contemporâneos do gênero. Destaques para a forma oval do seu plano térreo, a iluminação diferenciada do salão superior, e o ornamento incomum – uma lua crescente – no topo do telhado. Restaurado pela administração pública de Sobotka, que é hoje a proprietária, o castelo recebeu em seus interiores um espaço de exposições.

No Castelo de Humprecht está reproduzido o cenário da ocupação durante os seus anos de glória, nos séculos17 e 18. Ocupa o topo de uma colina, cujas encostas são cobertas por um parque florestal. Nele há animalzinho silvestres, muitas espécies floríferas e de pássaros, árvores exóticas, 5 km de trilhas demarcadas e sinalizadas, e bancos para descanso e contemplação da natureza. Desde 2008, o castelo é  declarado Monumento Cultural Nacional.

Nos dias atuais, moradores ou não em Sobotka podem utilizar a antiga residência de verão dos Humprecht para realizar a sua cerimônia de casamento. A diferença está somente no preço: 2 mil coroas tchecas (77,36 euros) para residentes; 5 mil coroas tchecas (193,40 euros) para não residentes. Para ambos, é cobrado também uma taxa a título de administração, no valor de 1 mil coroas tchecas (38,68 euros). A cerimônia pode acontecer no salão de banquetes (para até 100 pessoas); na galeria do castelo (para menos de 20 pessoas); ou nas escadarias e seu entorno (capacidade ampla).

Serviço

Você está interessada(o) em realizar o seu casamento no Castelo Humprecht, e quer mais informações? Escreva em inglês e envie por e-mail: svatbyhumprecht@seznam.cz

 

Castelo Huprecht

Sobotka

Arquitetura folclórica em Tchéquia

10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Guia básico - O que ver em Karlovy Vary

Os dez recantos mais bonitos da cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, para conhecer na próxima viagem, enquanto saboreia a água de suas fontes medicinais. Anote saudáveis recomendações.

Arquitetura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Luxo Natureza Patrimônios
Cinco motivos para visitar Český Krumlov

Com uma beleza imensa, condensada em uma pequena área, Český Krumlov é parada obrigatória se você está na Boêmia do Sul. Descubra por que nessa breve – mas poderosa – lista.

Arquitetura Aventura Castelos e Palácios Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes