Arquitetura do vinho, o jeito tcheco de vinícolas receberem visitantes
Além das caves tradicionais, na República Tcheca cada vez mais os fabricantes constroem edifícios e grandes complexos vitivinícolas modernos, a partir de projetos de conceituados arquitetos. Tanto pelo vinho como pela ‘arquitetura do vinho’, agende a Morávia do Sul para a sua próxima viagem a Tchéquia.
Por: Mariuccia Ancona Lopez
Publicado: Setembro 02, 2021
Apreciadores assumem que vinho é bebida nobre e a edificação da cave deve contemplar ótimas condições para a produção, bem como propiciar ambiente agradável para degustação. Hoje, é comum às grandes vinícolas tchecas oferecerem modernos complexos para a produção e a recepção aos visitantes. São espaços que reúnem ou, no mínimo, aproximam todas as atividades que envolvem desde a produção à degustação. Como resultado, muitas vezes surgem edifícios futuristas, ousados, capazes de inspirar a percepção da viticultura tcheca a elevado patamar. Ao mesmo tempo, são grande atrativo para os visitantes, que além de saborear bom vinho, podem desfrutar por completo do ambiente vitivinícola.
Região vinícola de Znojmo
Novo centro voltado ao enoturismo foi recentemente inaugurado pela vinícola Lahofer na região de Znojmo. O edifício foi desenhado pelo estúdio Chybik + Kristof de Brno, implantado acima da aldeia de Dobšice, por sua vez, próximo a Znojmo.
Perfeitamente incorporado à paisagem tradicional da Morávia do Sul, pontilhada de vinhas, o complexo reúne as instalações de produção, centro de visitantes e instalações administrativas.
A ideia central do desenho é sugerir vinhas avançando para os interiores do edifício. A cobertura da via pedonal é especialmente única e serve também como anfiteatro de verão, onde são exibidos eventos, concertos e filmes. Há espaço para degustações; loja de vinhos; e adega para apresentações, com barricas de madeira. Conheça mais sobre a Vinícola Lahofer.
Sub-região do vinho Mikulov
A sub-região do vinho Mikulov é tradicionalmente rica em tudo relacionado ao vinho, o que se aplica também à arquitetura. Excepcionalmente arquitetônica é a Vinícola Sonberk, localizada nas encostas ao sul acima de Popice Morava, de onde se tem uma das mais lindas vistas da Morávia.
Na categoria ‘prédios em madeira’, o projeto da bela construção em Sonberk é do famoso arquiteto tcheco Josef Pleskot. Essa ‘Casa do Vinho’ se insere harmoniosamente na paisagem do entorno, à qual correspondem os materiais e as formas utilizados para a construção. Um dos elementos dominantes do edifício é o telhado atípico, ondulado, feito de folha de metal retorcido, sob o qual as uvas são regularmente secas para a produção do famoso ‘vinho de palha’ e o outro, a ampla escadaria que ancora o edifício, inicia à entrada principal e convida os visitantes para uma taça de bom vinho. Os visitantes podem saborear vinhos locais no amplo terraço da Sonberg.
Sub-região de vinhos Velkopavlovice
Na região de Velkopavlovice, a jovem adega Starý vrch merece a atenção sejas pelos vinhos e a arquitetura. É localizada na vila de Hustopeče e foi criada em 2014 com o conceito de viticultura moderna, que além do uso de matérias-primas de qualidade se baseia na tecnologia.
Qualidade e tecnologia são fatores que os proprietários da Starý vrch consideram como o caminho para que o vinho da Morávia agrade cada vez mais aos seus apreciadores. O projeto arquitetônico do edifício é baseado na combinação de concreto, madeira e pedra natural. Juntos, esses elementos criam ambiente agradável para degustar vinhos, socializar e relaxar. Lá você poderá saborear vinhos de alta qualidade de variedades tradicionais da Morávia. Portanto, se você for à Morávia do Sul em busca de arquitetura de vinhos, definitivamente deve incluir a vinícola Starý vrch em seus planos.
Região vinícola de Slovácko
Outro edifício vinícola singular, desta vez em Slovácko, está na vinícola Krásná hora. Em comparação com outras nas subáreas, é um pouco menor, mas muitos visitantes a consideram mais atrativa que outras, maiores.
Para além dos excelentes vinhos, destaca-se o edifício da adega, obra conjunta dos proprietários e o arquiteto Tomáš Havlíček. O projeto ganhou vários prêmios de arquitetura, imediatamente após sua criação. Na produção de vinho, os proprietários procuram a ‘abordagem mais delicada, com um mínimo de intervenção’ e fazem sobressair o estilo natural e seco dos vinhos. Durante as suas viagens por Slovácko, não abra mão de, ao menos, fazer pequena parada na agradável adega da Vinícola Krásná hora para admirar a construção local e passar momentos relaxantes a saborear delicioso vinho e cercado de atenções.
Realmente, não é fácil escolher apenas quatro das inúmeras vinícolas tchecas que exibem exemplos arquitetônicos únicos na Morávia do Sul. A maioria delas está na área ou diretamente em Mikulov, por exemplo, as vinícolas Volařík, Gotberg, Nové Vinařství ou a Vinícola Obelisco apresentam belos edifícios modernos, enquanto a vinícola Thaia está planejando novo e moderno edifício na região de Znojmo. Por agora ou em futuro próximo, além da Morávia você encontrará na Boêmia Vinícola belos exemplares arquitetônicos a emoldurar saborosos vinhos.
Informações sobre os vinhos da Morávia e a arquitetura do vinho aqui
Informações sobre a região vinícola da Morávia aqui
Informações sobre Boêmia Vinícola aqui
Fonte: www.vinazmoravyvinazcech.cz