Aqui nasceu Ferdinand Porsche, sobrenome que batiza um dos automóveis mais cobiçados do mundo

O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu em 1875 no distrito de Vratislavice nad Nisou, cidade de Liberec, então parte do Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. A casa onde viveu seus primeiros 18 anos foi transformada pela Škoda em interessante museu.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Maio 30, 2022

No final do século 19, a oficina de encanamentos da Família Porsche era bem conhecida em Maffersdorf (hoje Vratislavice nad Nisou). Atendia numerosa clientela e provia sustento para Anton e Anna criarem seus filhos. O negócio era anexo à casa da Família Porsche – ali nasceu e viveu até os 18 anos de idade o famoso designer de automóveis Ferdinand Porsche. Em 2011, a montadora Škoda adquiriu a propriedade, a qual, após extensa restauração, foi convertida em museu imperdível para os apaixonados por carros.

O plano do pai da Família Porsche era que seu filho mais velho, Anton, assumisse a oficina. Infelizmente, o primogênito morreu muito jovem, em acidente durante o trabalho. Por conta da triste ocorrência, foi transferida para Ferdinand a responsabilidade de cuidar da oficina.

No entanto, o segundo filho da família Porsche estava mais interessado em eletricidade do que em encanamento. Tal era o fascínio dele pela fonte de energia que deslocava o vapor, que Ferdinand fez muitos experimentos autodidatas e até instalou um sistema de iluminação em toda a casa, quando mesmo as famílias mais ricas ainda não contavam com tal recurso. Com a inovação, Ferdinand tinha por objetivo convencer seus pais a deixá-lo seguir a vocação. Conseguiu. Aos 18 anos, Ferdinand Porsche partiu para Viena, enquanto seu irmão Oskar se preparava para assumir a oficina.

Ao longo do tempo, a casa da Rua Tanvaldská, 38 sofreu muitas modificações. Quando a montadora Škoda a comprou e começou a restauração, os arquitetos decidiram tomar por base documentos históricos e assim recuperar a aparência externa da casa, enquanto o interior foi adaptado às condições de museu.

Três eixos

Denominado Museu Škoda, o conjunto exibe exposição permanente que oferece tour organizado em três áreas – Engenharia, Mobilidade e Família. O passeio gira em torno de temas como genialidade humana, invenções tchecas, tendências modernas para a mobilidade e o legado de Ferdinand Porsche, bem como os eventos mais importantes da vida dele.

A primeira sala é dedicada à inventividade da espécie humana desde a Idade da Pedra, quando o homem começou a utilizar diferentes ferramentas para melhorar a eficiência do seu trabalho. A roda, a máquina a vapor, os robôs, os exoesqueletos humanos são algumas das invenções investigadas nesta parte da exposição.

A próxima parada do passeio pelo Museu Škoda focaliza a necessidade de o ser humano deslocar-se de um lugar para outro. Depois, vem a vez das bicicletas, dos carros e das diferentes tecnologias que permitiram a criação de automóveis modernos. Um espaço também é dedicado às grandes mentes tchecas que contribuíram com suas ideias em diferentes disciplinas. Por fim, é abordado o tema de algumas invenções que marcaram tendências e mudaram as formas de fazer as coisas no mundo.

Ali você verá momentos da carreira de Ferdinand Porsche, seus interesses, suas criações mais famosas e seu legado.

A última sala tem uma grande mesa onde são exibidas fotos organizadas em linha histórica cronológica, que segue os passos do engenheiro Ferdinand Porsche por Viena, Stuttgart, Wolfsburg, Gmünd e Zell am See, onde ele morreu.

Por fim, a maior sala do museu muda periodicamente, pois há sempre exposto um carro diferente, que fascina os visitantes e é a cereja do bolo do passeio.

Amantes de carros e motores, da próxima vez que vocês visitarem Liberec, na República Tcheca, não percam este encontro com Ferdinand Porsche e descubram como ele evitou seu destino de encanador para se dedicar a indagar sobre as maravilhas da eletricidade e como se tornou um dos designers de carros mais famoso do mundo.

Museu Škoda, Tanvaldská 38, Liberec - Vratislavice Nad Nisou, República Tcheca.

 

Na República Tcheca, visitar Stará Kouřim é viajar à pré-história

A 40 km de Praga, Stará Kouřim, uma das maiores fortificações do país que datam da pré-história, é rodeada por singularidades, tais como a torre com sinos de cabeça para baixo e a rocha que marca o Centro Astronômico da Europa Central.

Cultura
Deixe-se levar pelo Moldava, o maior rio da República Tcheca

Seis seções turísticas ‘dividem’ o rio Moldava desde a nascente, na Šumava, até Mělník, onde se mistura ao Elba para seguir rumo ao Mar do Norte. Mas, antes de deixar Tchéquia, o Moldava abraça a Boêmia do Sul ao longo de 430 km e leva a desfrutar momentos inesquecíveis.

Cultura Cultura Natureza
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes