A Silésia e suas seis apaixonantes áreas turísticas

Chalés românticos, spas maravilhosos, trilhas que levam a formações rochosas envoltas em lendas, vinhedos que originam vinhos tchecos premiados internacionalmente, castelo com encantadora programação para crianças. A Silésia espera por você com essas e inúmeras outras atrações.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Dezembro 09, 2021

Se você estivesse agora na República Tcheca, entendesse o idioma do país e dedicasse tempinho dos seus dias nesse encantador país para assistir ao noticiário, dificilmente ouviria menção à Silésia - nem mesmo nas informações da ‘moça do tempo’. Como não oferecer previsão do tempo para região que reúne nada menos do que seis amplas áreas turísticas, com sem-número de atrações? Simples explicar e simples entender.

Toda vez que você ouvir ou ler Morávia do Norte, ouça e leia Silésia. Às vezes (raríssimas), será Morávia-Silésia; outras (menos raro), será Morávia do Norte e Silésia, mas sempre será a Silésia. Quando o assunto é viagem inesquecível, as opções estão espalhadas por seis áreas turísticas (incluída porção na Morávia do Sul) – Beskydy-Valáquia (Beskydy-Valašsko), Ostrava (Ostravsko), Podyjí (Poodří), Opava Silésia (Opavské Slezsko), Těšín Silésia (Těšínské Slezsko), Montanhas Jeseníky e seus contrafortes (Jeseníky s podhůřím).

Beskydy-Valáquia

Clima extraordinário, montanhas a perder de vista, florestas encantadoras caracterizam Beskydy-Valáquia, uma das seis regiões turísticas da Morávia do Norte-Silésia. Nas cidadezinhas e vilas, presença marcante do folclore da Valáquia, o imperdível Museu Rožnov ao Ar Livre, amplas opções de turismo rural, agroturismo, diversificada gastronomia. No inverno, em 22 estâncias há tantos como 126 telesquis e dois teleféricos à disposição dos turistas para os esportes sazonais como cross-country, prática que dispõe de 55 pistas.

Ostrava

Coração da Morávia-Silésia, Ostrava há muito perdeu a face de cidade tipicamente industrial, herdada do período da mineração de carvão, extinta desde idos de 1994. Nos locais das minas originais foram criados museus da mineração e, nessa que é a terceira maior cidade tcheca, o patrimônio industrial é joia arquitetônica excepcional. Para além de monumentos técnicos, a cidade oferece grande variedade de atrativos culturais e históricos e outros, que permitem passar agradáveis dias repletos de experiências inesquecíveis. Conheça as dez principais atrações de Ostrava.

Podyjí

Localizada no sudoeste da Morávia do Sul, Podyjí tem ofertas turísticas focadas em seus vinhedos, recreação aquática e ciclismo. Centenas de quilômetros de ciclovias permitem passeios encantadores, um deles a rota que que cobre Znojmo-Podmolí-Popice-Znojmo. Inúmeras vilas vinícolas se espalham por Znojmo e formam uma das mais importantes regiões vinícolas tchecas. No subsolo do Centro Histórico da cidade há labirinto de corredores com quatro andares, um dos maiores do gênero em toda a Europa Central. Na Vinha Šobes, que tem endereço no belíssimo Parque Nacional Podyjí, videiras produzem as variedades Riesling, Veltlin Green, Sauvignon e Müller-Thurgau. Na Vinha Šobes é aonde nascem vinhos tchecos regularmente premiados em famosos concursos internacionais.

Opava Silésia

Voltamos à Morávia do Norte para falar sobre Opava Silésia, aonde você conhecerá rico folclore, monumentos culturais, igrejas góticas e românicas, mosteiro barroco dominicano. Espetáculos musicais e outros eventos culturais ocorrem usualmente no Nový Dvůr Arboretum, que tem rica coleção de espécies arbóreas exóticas e, na República Tcheca, reúne o maior número de rododendros. Você conhecerá o Castelo Radun, em estilo renascentista. Há diferentes circuitos para visitas e, se você viaja com crianças, visite o programa de entretenimento no complexo do castelo. Os pequeninos vão adorar. Nos dias de verão, é servido café da manhã no recinto do conservatório. O complexo do castelo é fonte de atividades, como visita ao laranjal do século 19, ao jardim ornamental adjacente, jardim de ervas e belíssimo pomar.

Těšín Silésia

Localizada na fronteira do norte da Morávia com a Silésia, vizinha imediata da Eslováquia e da Polônia, a região de Těšín Silésia tem como atração as Montanhas Těšín Beskydy com a sua misteriosa Floresta Mionska, famosos lugares de frequentes excursões, atrações às quais se somam a arquitetura tradicional, o folclore e suas manifestações – o imã que atrai milhares de visitantes e inclui as coloridas construções em madeira, artesanato tradicional e os costumes populares, manifestados, inclusive, na culinária. As atrações parecem não ter fim. A natureza única que permeia a região é entremeada por trilhas para mountain bike, caminhadas e ciclismo. História e cultura fazem parte da linda Těšín Silésia, que se estende por ambas as margens do rio Olše.

Montanhas Jeseníky e seus contrafortes

Chalés românticos para os apaixonados, trilhas naturais, spas e muitas, muitas mesmo formações rochosas cercadas por lendas, como as Paredes Rochosas de Vozkov e Petrový kameny é um pouco do que você encontrará nas Montanhas Jeseníky. Para programas durante o inverno, há vários centros esportivos e grande número de trilhas para cross-country, por exemplo. Durante o verão, as grandes atrações são as trilhas que, a pé ou por bicicleta, levam aos pontos atrativos. São imperdíveis as cavernas Na Pomezí – o sistema acessível mostra rica decoração de estalactites; e Špičáku – labirinto subterrâneo em plano praticamente único e distintos corredores com iluminação elétrica. Os spas da região são simplesmente fantásticos.

Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Experiencia de viagem Itinerários
Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma ligação profunda com igrejas. Mas também tem várias surpresas mundanas. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra que vale a visita.

Itinerários
Nas areias de Písek

É difícil ‘desgrudar’ dos encantos de Praga, mas há muitas atrações em cidades e vilas próximas que vale conhecer. Um desses lugares é a singular Písek, na Boêmia do Sul, aonde está a ponte de pedra mais antiga da República Tcheca e muito mais.

Itinerários Natureza
Pacotes