A magia de Praga na Primavera

A cada primavera, a República Tcheca realiza inúmeros festivais por todo o país.  Em Praga, as atrações atendem a todos os gostos e idades, mas, não apenas. Se o desejo é o de curtir a atmosfera da cidade durante a estação das flores, a ordem é visitar alguns dos parques, e aproveitar para conhecer um pouco dos bairros onde estão localizados.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 20, 2019

Em Praga, capital da Tchéquia, a primavera é marcada por um sem número de atrações primorosas. Para os amantes de música, moderna ou clássica, na primavera a capital do país é um paraíso. A cada ano, a grande estrela da temporada é o Festival Internacional de Música Clássica Primavera de Praga. A cada edição do festival, que é anual, dezenas de concertos ocorrem em diferentes lugares da cidade.

Um dos lugares que sediam os festivais é o Rudolfinum, prédio neorrenascentista que soma salas de concerto com formidável acústica. Outra sede das apresentações é a Casa Municipal, garboso exemplar da arquitetura art nouveau. Dica: após deliciar os ouvidos na Sala Smetana, ao sabor da música criada por Dvořák ou Mozart, delicie também o paladar no Restaurante Francês, na ala direita da Casa Municipal. O cardápio (culinária francesa e tcheca) é primoroso, e o ambiente, uma joia da decoração e da ambientação art nouveau. Em outro estilo, o Plzenska é localizado no subsolo da Casa Municipal, com cardápio tradicional tcheco. Neste aconchegante ambiente embalado por música ao vivo, a madeira prevalece na ambientação que remete aos anos vinte.

Anote na agenda da viagem à Tchéquia que no mês de junho acontece em  Praga (Praça de Hradčanské) o concerto anual da Orquestra Filarmônica Tcheca, ao ar livre e com entrada franca. Ao apreciar a apresentação, será impossível não imaginar o distante 04 de janeiro de 1896, quando o maestro Antonín  Dvořák regeu o primeiro concerto desta que é listada como uma das melhores orquestras filarmônicas do mundo.

Música de sonho, cenário de sonho – antes e após o espetáculo, aproveite para curtir a Praça Hradčanské, na região do Castelo de Praga - a maior fortaleza medieval do mundo. A praça e seus arredores são impressionantes, repletos de monumentos, palácios, museus e lugares para relaxar. Dicas para o agito na Hradčanské: para apreciar iguarias tchecas tradicionais, U Zavěšenýho kafe; para uma boa cerveja,  U cerneho vola ou o Black Ox.

Parques e jardins – se você pretende dedicar parte do seu programa para um inesquecível caminhar de primavera, terá muitas opções, entre elas, uma com fama internacional. Trata-se do harmonioso conjunto que forma os cinco jardins ao pé do Castelo de Praga. Um destes jardins é o Ledeburská, tradicional palco de concertos. Outros dois - o Malá Pálffyovská e o Kolowratská, por ocasião da primavera exibem um caleidoscópio de cores nas suas árvores frutíferas, repletas de flores. Uma encantadora fonte você verá no jardim barroco Velká Pálffyovská, enquanto o Jardim  Fürstenberská é a pedida certa para os românticos, com as suas cascatas em “escadarias”. Nos arredores do Castelo há outras atrativas áreas verdes, como o Vrtbovská, na ladeira da Colina de Petřín.  Além da exuberante natureza, este jardim é adornado por um magistral conjunto de estátuas.

Malá Strana – Passear por lugares que, além dos  turistas, é frequentado por praguenses é ótima pedida para absorver um pouco da atmosfera local. Um destes lugares é no bairro Malá Strana. O atrativo  jardim de Malá Strana é  o Valdštejnská. Ali está a Sala Terrana, outro dos palcos praguenses a exibir frequentes concertos.

Vinohrady - No elegante bairro residencial de Vinohrady estão os Jardins de Havlíček (Havlíčkovy sady). Grande parte da área dos jardins é ocupada pela Mansão Gröbe, sobrenome da família que construiu em Praga este belo recanto, hoje patrimônio da administração do bairro. O caramanchão de vinhas, no espaço antes ocupado por uma vinícola fundada pelo Rei Carlos IV, é monumento histórico protegido. Ali, você estará em meio a grande variedade botânica. Por consequência, uma infinita quantidade de pássaros faz dos Jardins de Havlíček a sua moradia. Entre os cafés espalhados pelo parque, um dos mais agradáveis é aquele instalado no pavilhão da antiga casa de jogos. Espaços destes jardins, não raro, são palco de festivais e de eventos culturais.

Vá de metrô ou bonde - Por si, Vinohrady é uma grande atração. Uma tranquila e sofisticada área residencial que reúne construções em estilos neorrenascentista, art nouveau, pseudo barroco e neogótico, muito bem preservadas. Já na divisa com o bairro vizinho -  Žižkov, delimitado pelas ruas Italská, Chopinova, Polská e Vozová, você chegará ao Riegrovy sady, um amplo jardim em estilo inglês. Ali, ao ar livre, um agradável pub é o lugar aonde você poderá descansar e saborear uma ótima cerveja tcheca.

Para chegar à região, utilize a linha A do metrô até a estação Jiřího z Poděbrad, mas, se optar por ir de bonde (Tram, linhas 11 e 13), durante o percurso apreciará paisagens da cidade. As paradas são informadas por painéis luminosos, contornados em vermelho e com a figura correspondente a do bonde. Não é necessário fazer sinal, porque o bonde para em todos os pontos do percurso. Você verá no painel as linhas (linka) que atendem ao percurso; e a direção (Smĕr), indicada por uma seta. Em alguns deles, a abertura da porta é automática, em outros, é necessário apertar um botão. Para não se atrapalhar, no decorrer da viagem observe como agem os demais passageiros.

Serviço

Metrô de Praga

Bondes de Praga

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Sete portas para entrar em Tchéquia

Durante 2019, várias comemorações na República Tcheca lembraram a Revolução de Veludo, ocorrida há 30 anos na então Tchecoslováquia - que incluía a hoje Eslováquia -, libertando-a do poder soviético. Em 2019, Tchéquia comemorou também 15 anos desde a entrada na União Europeia, já como República Tcheca, após a separação da Eslováquia, em 1993.

Experiencia de viagem
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

Experiencia de viagem
Buscando Alfons Mucha pela República Tcheca

Nas famosas capitais mundiais você verá exposições das obras que tornaram famoso o pintor, ilustrador e designer gráfico tcheco Alfons Mucha, um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.

Experiencia de viagem