A fábrica de Moser: cristal da boêmia, passo a passo

Todo o prestígio que o cristal da Boêmia alcançou no mundo pode ser resumido em uma única marca: Moser. Desde 1857, a empresa produz os objetos mais refinados em Karlovy Vary, onde é possível visitar a fábrica e conhecer os artistas que fazem a perfeição, a beleza e a exclusividade se tornarem realidade.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 13, 2019

Há cerca de 160 anos, Ludwig Moser começou a produzir objetos de cristal de altíssima  qualidade no famoso balneário tcheco de Karlovy Vary, onde milionários de toda a Europa vinham beber as águas minerais terapêuticas das nascentes. Logo, se espalhou a notícia sobre a beleza e o refinamento das peças feitas à mão, a ponto de o empresário começar a receber pedidos até mesmo das casas reais.

Desde então e até hoje, a empresa evoluiu sem perder um milímetro em sua obsessão pela perfeição. Por isso, ao visitar Karlovy Vary, é uma excelente ideia fazer a visita guiada à fábrica Moser para conhecer a surpreendente história, o processo de elaboração e as novas tendências de design do cristal da Boêmia. 

O museu e a fábrica

Ao chegar às instalações da fábrica de cristais Moser, o que primeiro chama a atenção está junto à entrada, nos jardins – esculturas de cristal, perfeitas para uma animada sessão de fotos.

Logo você entrará no Café Moser, onde poderá saborear algo enquanto aguarda o início da visita guiada.

A primeira parada será no Museu do Cristal, onde você poderá ver algumas das peças mais famosas da história da empresa. Ali, também é exibido um vídeo de 10 minutos (com áudio em diferentes idiomas), que resume a história dos 160 anos da empresa.

Então, chega o momento de testemunhar a agitação na oficina de sopro de vidro. Antes, é oferecida uma explicação sobre a matéria-prima e o processo completo para a confecção de cada peça. Uma vez no enorme salão, a temperatura sobe, o ar cheira a madeira queimada e a fascinação dos visitantes cresce diante do hipnótico trabalho manual que, aos poucos, faz uma bola de vidro incandescente assumir diferentes formas.

Depois vem a têmpera, o corte, o entalhe e, em alguns casos, a aplicação de ouro ou platina às peças. Estas etapas da fabricação preservam algumas técnicas secretas, ocultas ao público.

Por fim, o grupo deixa a oficina para se reunir na Praça Ludwig Moser, para que o guia possa responder às perguntas em um ambiente mais descontraído.

Antes do término da visita, há igualmente interessante visita à loja, uma vez que ali são exibidas desde as peças clássicas até inovadores trabalhos de jovens e talentosos artistas, constantemente incorporados aos quadros da Moser.    

Mais informações

https://www.moser-glass.com

Canais relacionados

Experiencia de viagem
CALENDÁRIO 2020: Faça uma consulta com BRNO

A cidade de Brno tem um calendário muito rico neste 2020, repleto de eventos interessantes que você não vai querer perder. Em que mês você gostaria de marcar uma consulta com a segunda maior cidade da República Tcheca?

Experiencia de viagem
Becherovka, a fonte mais saborosa de Karlovy Vary

A cidade de Karlovy Vary ficou famosa por suas fontes de água termal. Mas, mesmo sem o cheiro de ovo podre (as fontes não têm enxofre), o sabor da água é no mínimo discutível. Uma boa opção de bebida, e essa sem polêmica, é a Becherovka, o licor de ervas típico de Karlovy Vary e da Tchéquia por extensão.

Experiencia de viagem
Cesky Krumlov: a rosa de cinco pétalas

A Praça Svornosti, os murais, uma flor vermelha, um castelo, uma família e a lenda da Dama Branca... algumas desculpas para um passeio fantasmagórico por esta encantadora cidade tcheca.

Experiencia de viagem