A fábrica de Moser: cristal da boêmia, passo a passo
Todo o prestígio que o cristal da Boêmia alcançou no mundo pode ser resumido em uma única marca: Moser. Desde 1857, a empresa produz os objetos mais refinados em Karlovy Vary, onde é possível visitar a fábrica e conhecer os artistas que fazem a perfeição, a beleza e a exclusividade se tornarem realidade.
Por: Jess Garbarino
Publicado: Novembro 13, 2019
Há cerca de 160 anos, Ludwig Moser começou a produzir objetos de cristal de altíssima qualidade no famoso balneário tcheco de Karlovy Vary, onde milionários de toda a Europa vinham beber as águas minerais terapêuticas das nascentes. Logo, se espalhou a notícia sobre a beleza e o refinamento das peças feitas à mão, a ponto de o empresário começar a receber pedidos até mesmo das casas reais.
Desde então e até hoje, a empresa evoluiu sem perder um milímetro em sua obsessão pela perfeição. Por isso, ao visitar Karlovy Vary, é uma excelente ideia fazer a visita guiada à fábrica Moser para conhecer a surpreendente história, o processo de elaboração e as novas tendências de design do cristal da Boêmia.
O museu e a fábrica
Ao chegar às instalações da fábrica de cristais Moser, o que primeiro chama a atenção está junto à entrada, nos jardins – esculturas de cristal, perfeitas para uma animada sessão de fotos.
Logo você entrará no Café Moser, onde poderá saborear algo enquanto aguarda o início da visita guiada.
A primeira parada será no Museu do Cristal, onde você poderá ver algumas das peças mais famosas da história da empresa. Ali, também é exibido um vídeo de 10 minutos (com áudio em diferentes idiomas), que resume a história dos 160 anos da empresa.
Então, chega o momento de testemunhar a agitação na oficina de sopro de vidro. Antes, é oferecida uma explicação sobre a matéria-prima e o processo completo para a confecção de cada peça. Uma vez no enorme salão, a temperatura sobe, o ar cheira a madeira queimada e a fascinação dos visitantes cresce diante do hipnótico trabalho manual que, aos poucos, faz uma bola de vidro incandescente assumir diferentes formas.
Depois vem a têmpera, o corte, o entalhe e, em alguns casos, a aplicação de ouro ou platina às peças. Estas etapas da fabricação preservam algumas técnicas secretas, ocultas ao público.
Por fim, o grupo deixa a oficina para se reunir na Praça Ludwig Moser, para que o guia possa responder às perguntas em um ambiente mais descontraído.
Antes do término da visita, há igualmente interessante visita à loja, uma vez que ali são exibidas desde as peças clássicas até inovadores trabalhos de jovens e talentosos artistas, constantemente incorporados aos quadros da Moser.
Mais informações