A fábrica de cristais Moser

Uma das regiões que formam a República Tcheca é a Boêmia. O nome pode soar familiar, seja pelo termo boemia (o comportamento notívago e festeiro dos boêmios), ou talvez pela expressão ‘cristal da Boêmia’, que significa um cristal de alta qualidade. E é mesmo.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 10, 2020

A indústria de cristal na região tcheca da Boêmia ganhou fama nos séculos XVII e XIX pela alta qualidade dos produtos. No século XX, com guerras mundiais, automação das indústrias e novos polos manufatureiros, a produção do cristal diminuiu sensivelmente. Mas as indústrias que sobreviveram mantiveram a qualidade do passado. E cristal da Boêmia continua sendo o melhor cristal do mundo.

Em Karlovy Vary funciona a fábrica do melhor cristal da Boêmia, da marca Moser. Essa marca abastece os guarda-louças das maiores casas reais do mundo (Inglaterra, Espanha) e de inúmeras embaixadas, consulados e representações comerciais. Não, não é barato. Mas o preço se justifica.

Cada peça Moser é uma obra de arte. Elas são feitas completamente à mão. Nenhuma máquina ou computador envolvido, apenas o talento humano, em todas as etapas. Cada taça, cada vaso, cada lustre foi feito por um soprador de vidro que, usando um cano comprido e formas de madeira, junto com uma enorme habilidade, cria a peça a partir de um monte de vidro incandescente. Parece simples, mas não é. Ao contrário, é extremamente difícil, e para chegar ao ponto de trabalhar na fábrica, vão anos de treinamento.  Imagine que um conjunto de doze taças significa fazer, no sopro, doze peças idênticas.

E os sopradores erram? Muito. Cerca de 60% das peças não passa no controle de qualidade. O que já explica boa parte do preço. Mas tem mais.

Depois de sopradas, esfriadas e aceitas, as peças precisam ser gravadas, ou pintadas, ou os dois. Novamente, é tudo feito à mão, na base do talento. E haja talento. Vi vasos com gravuras extremamente complexas, e é tudo gravado à mão com lixas especiais, sobre um desenho igualmente feito à mão. Se tremer, a peça está perdida...

Em uma visita à fábrica da Moser você pode ver os sopradores em ação. Marcando hora, dá para ver os gravadores também. A fábrica também tem um pequeno museu com peças históricas e uma grande loja no final, onde você pode comprar de um copinho a um lustre. Tudo feito à mão.

Mais informações sobre os cristais Moser: https://www.moser.com/

Mais informações sobre a visita à fábrica de cristais Moser: https://www.moser.com/tours

 

Canais relacionados

01 Guía e Itinerarios
Guia básico - o que ver em Brno

A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o  seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.

01 Guía e Itinerarios
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

01 Guía e Itinerarios
Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca

Chamada de “Cidade das Cem Torres”, Praga, capital da República Tcheca, fica linda vista do alto. Selecionamos aqui cinco mirantes em que valem a pena subir.

01 Guía e Itinerarios
Pacotes