19 joias da República Tcheca reconhecidas pela Unesco

A República Tcheca possui 14 locais declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e outros 5 bens que constam da lista do Patrimônio Imaterial. Marque um encontro com esses tesouros durante sua próxima viagem ao país. 

Por:

Publicado: Janeiro 21, 2021

  1. Cidade Antiga de Český Krumlov

Registrado em 1992.

O que diz a Unesco: Český Krumlov é um exemplo único de pequena cidade medieval da Europa Central, pois seu desenvolvimento pacífico preservou seu patrimônio intacto por mais de cinco séculos.

Não perca: o castelo com seu teatro giratório, o antigo bairro de Latran, o Egon Schiele Art Centrum, a igreja gótica de São Vito. Passeio ao longo da margem do rio Moldava.

  1. Centro histórico de Telč

Registrado em 1992.

O que diz a Unesco: Após um incêndio ocorrido no final do século XIV, foi reconstruída em pedra e rodeada de muralhas, reforçando as suas defesas com uma rede de lagoas artificiais.

Não perca: Praça Zacharias em Hradec com suas fachadas coloridas, o castelo, a torre do Espírito Santo, o lago Štěpnický.

  1. Centro histórico de Praga

Registrado em 1992.

O que diz a Unesco: Construídos entre os séculos 11 e 18, os bairros e edifícios da Cidade Antiga, da Cidade Nova e da Cidade Baixa testemunham a magnificência da arquitetura e da arte de Praga e explicam sua grande influência na cultura europeia desde a idade média. 

Não perca: Castelo Hradcani, Catedral de São Vito, Ponte Carlos, Praça da Cidade Antiga, Beco Dourado (zlatá ulicka), Bairro Judeu, Praça Wensceslas.

  1. Igreja de Peregrinação de San Juan Nepomuceno em Zelená Hora

Registrado em 1994.

O que diz a Unesco: Construído no início do século 18 com a planta em estrela de cinco pontas, este templo é a obra mais original do grande arquiteto Jan Blazej Santini, cujo estilo altamente pessoal vai do neogótico ao barroco. Detalhe: o número cinco se repete em no simbolismo empregado por Santini.

  1. Kutná Hora

Registrado em 1995.

O que diz a Unesco: Entre os monumentos que testemunham sua riqueza estão a Igreja de Santa Bárbara, joia do final do período gótico, e a Catedral de Nossa Senhora de Sedlec, restaurada no estilo barroco vigente no início do século 18, que exerceu uma influência considerável na arquitetura da Europa Central. Estas duas obras-primas estão inseridas no tecido urbano admiravelmente preservado da cidade medieval, que possui algumas magníficas mansões privadas.

Não perca: A igreja de Santa Bárbara, a catedral, o ossuário de Sedlec, a Casa de Pedra.

  1. Paisagem Cultural Lednice-Valtice

Registrado em 1996.

O que diz a Unesco: Essa paisagem artificial se estende por cerca de 200 quilômetros quadrados e é uma das maiores paisagens artificiais da Europa.

Não perca: Castelo Lednice, Castelo Valtice, Jardins (existem vários circuitos e você pode andar de bicicleta), o Minarete.

  1. Castelo e Jardins de Kroměříž

Registrado em 1998.

O que diz a Unesco: O castelo e os jardins da cidade de Kroměříž oferecem um exemplo excepcionalmente completo de uma residência principesca barroca em condições admiráveis.

Não perca: o Palácio do Arcebispo e os jardins adjacentes; a praça Velké náměstí.

  1. Reserva da Aldeia Histórica de Holašovice

Registrado em 1999.

O que diz a Unesco: Holašovice é um exemplo excepcionalmente completo de uma aldeia tradicional da Europa Central em admirável estado de preservação. Destaque: observe com atenção as fachadas originais no estilo “popular barroco do sul da Boêmia”.

  1. Castelo Litomyšl

Registrado em 1999.

O que diz a Unesco: É um edifício com arcos inspirado no estilo renascentista italiano, que foi adotado e amplamente desenvolvido na Europa Central durante o século 16. Destaque: oito mil esgrafitos preservados.

  1. Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc

Registrado em 2000.

O que diz a Unesco: Construído no estilo regional denominado “Barroco de Olomouc”, o monumento tem 35 metros de altura e está adornado com magníficas esculturas religiosas do famoso artista morávio Ondrej Zahner.

Não perca: Além da coluna, na Praça da Prefeitura você pode ver o relógio astronômico da cidade e a igreja gótica de São Maurício. 

  1. Villa Tugendhat em Brno

Registrado em 2001.

O que diz a Unesco: Vila projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe, é exemplo notável do estilo internacional do movimento arquitetônico moderno na Europa na década de 1920. Seu valor particular reside na aplicação de princípios estéticos e espaciais inovadores.

Visita guiada: A casa está aberta ao público de quarta a domingo. A  visita descortinará maravilhas para você.

  1. Bairro Judeu e Basílica de São Procópio de Třebíč

Registrado em 2003.

O que diz a Unesco: O conjunto formado pelo Bairro Judeu e cemitério de Třebíč, junto com a Basílica de São Procópio, lembra a coexistência das culturas judaica e cristã desde a Idade Média até o século 20.

Não perca: As duas sinagogas, o cemitério, a cripta da basílica. 

  1. Região de mineração Krušnohoří

Inscrito em 2019.

O que diz a Unesco: A paisagem cultural mineira das montanhas Krušné hory é um documento único do trabalho e da sabedoria técnica dos mineiros dos séculos passados. Desde o início da Idade Média, as montanhas Krušné hory foram utilizadas para a extração de diferentes metais, o que deixou marcas indeléveis na paisagem.

Não perca: Esta paisagem é característica por suas muitas relíquias - instalações de mineração acima e abaixo do solo, complexos de mineração e outros vestígios históricos da atividade mineira, a Academia Superior e a cunhagem de moedas de prata.

  1. Estábulos Nacionais de Kladruby nad Labem 

Inscrito em 2019.

O que diz a Unesco: Aqui você conhecerá um dos estábulos mais antigos da Europa em funcionamento, onde é criada a mais antiga raça tcheca de cavalos de carruagem - o cavalo Kladruber.

Não perca: Estábulos nacionais em Kladruby nad Labem e, obviamente, os belos cavalos.

HERANÇA CULTURAL INTANGÍVEL DA HUMANIDADE

  1. Slovácko Verbuňk, dança dos recrutas

Registrado em 2008.

Dança realizada apenas por homens, na Morávia do Sul. É uma sucessão de saltos, piruetas, dobras de joelhos, viradas que ocorrem de forma improvisada (não há coreografia), de acordo com o que a música dita ao bailarino. O nome se deve ao fato de que,  originalmente, antes de partir para o serviço militar o recrutado se despedia com essa dança.

Quando: Durante as celebrações locais, como as vindimas e outras festividades tradicionais. 

  1. Procissões pelas casas e máscaras de carnaval das aldeias da região de Hlinecko

Registrado em 2010.

Tradição que consiste em os homens das aldeias se fantasiarem - solteiros de vermelho e casados ​​de preto - e dançarem de casa em casa, fazendo ritual para promover boa colheita.

Quando e onde: Durante o carnaval, em Hlinsko e em seis aldeias vizinhas, a leste da Boêmia.

  1. Cavalgada dos Reis 

Registrado em 2011.

Colorida procissão a cavalo que culmina em uma grande festa à noite "na casa do rei".

Quando e onde: Durante a primavera, para a festa de Pentecostes. É celebrado nas cidades de Hluk e Kunovice, bem como nas aldeias de Skoronice e Vlčnov.

  1. Falcoaria 

(compartilhado com outros países)

Registrado em 2011.

A arte de domesticar, alimentar e treinar aves de rapina para o voo de acordo com a tradição e os princípios éticos de cada comunidade. 

  1. Teatro de fantoches

(compartilhado com a Eslováquia)

Registrado em 2016.

Os bonecos, que também são uma forma popular de entretenimento foram reconhecidos, dentre outros quesitos,  por transmitir uma visão de mundo e difundir mensagens sobre valores morais.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Cinco atrações assombradas da República Tcheca

Lendas sobre assombrações fazem parte da história de atrativos lugares na República Tcheca. Conheça algumas.

Arquitectura Aventura Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem
Terezín, recordação necessária

Inteirar-se acerca das grandes atrocidades da história, e tomar consciência de suas consequências é o primeiro passo para saber porque elas não devem se repetir. Assim, a visita ao antigo campo de concentração nazista e ao gueto de Terezín é tão emocionante quanto essencial.

Experiencia de viagem
Onde a magia nunca termina

Navegar na Ponte de Carlos, uma das mais famosas do mundo, visitar castelos ouvindo a história dos Cavaleiros Teutônicos e cavernas com estalactites de intrincadas formas são algumas das atividades imperdíveis quando você visitar a República Checa.

Experiencia de viagem