19 joias da República Tcheca reconhecidas pela Unesco
A República Tcheca possui 14 locais declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e outros 5 bens que constam da lista do Patrimônio Imaterial. Marque um encontro com esses tesouros durante sua próxima viagem ao país.
Por:
Publicado: Janeiro 21, 2021
- Cidade Antiga de Český Krumlov
Registrado em 1992.
O que diz a Unesco: Český Krumlov é um exemplo único de pequena cidade medieval da Europa Central, pois seu desenvolvimento pacífico preservou seu patrimônio intacto por mais de cinco séculos.
Não perca: o castelo com seu teatro giratório, o antigo bairro de Latran, o Egon Schiele Art Centrum, a igreja gótica de São Vito. Passeio ao longo da margem do rio Moldava.
- Centro histórico de Telč
Registrado em 1992.
O que diz a Unesco: Após um incêndio ocorrido no final do século XIV, foi reconstruída em pedra e rodeada de muralhas, reforçando as suas defesas com uma rede de lagoas artificiais.
Não perca: Praça Zacharias em Hradec com suas fachadas coloridas, o castelo, a torre do Espírito Santo, o lago Štěpnický.
- Centro histórico de Praga
Registrado em 1992.
O que diz a Unesco: Construídos entre os séculos 11 e 18, os bairros e edifícios da Cidade Antiga, da Cidade Nova e da Cidade Baixa testemunham a magnificência da arquitetura e da arte de Praga e explicam sua grande influência na cultura europeia desde a idade média.
Não perca: Castelo Hradcani, Catedral de São Vito, Ponte Carlos, Praça da Cidade Antiga, Beco Dourado (zlatá ulicka), Bairro Judeu, Praça Wensceslas.
- Igreja de Peregrinação de San Juan Nepomuceno em Zelená Hora
Registrado em 1994.
O que diz a Unesco: Construído no início do século 18 com a planta em estrela de cinco pontas, este templo é a obra mais original do grande arquiteto Jan Blazej Santini, cujo estilo altamente pessoal vai do neogótico ao barroco. Detalhe: o número cinco se repete em no simbolismo empregado por Santini.
- Kutná Hora
Registrado em 1995.
O que diz a Unesco: Entre os monumentos que testemunham sua riqueza estão a Igreja de Santa Bárbara, joia do final do período gótico, e a Catedral de Nossa Senhora de Sedlec, restaurada no estilo barroco vigente no início do século 18, que exerceu uma influência considerável na arquitetura da Europa Central. Estas duas obras-primas estão inseridas no tecido urbano admiravelmente preservado da cidade medieval, que possui algumas magníficas mansões privadas.
Não perca: A igreja de Santa Bárbara, a catedral, o ossuário de Sedlec, a Casa de Pedra.
- Paisagem Cultural Lednice-Valtice
Registrado em 1996.
O que diz a Unesco: Essa paisagem artificial se estende por cerca de 200 quilômetros quadrados e é uma das maiores paisagens artificiais da Europa.
Não perca: Castelo Lednice, Castelo Valtice, Jardins (existem vários circuitos e você pode andar de bicicleta), o Minarete.
- Castelo e Jardins de Kroměříž
Registrado em 1998.
O que diz a Unesco: O castelo e os jardins da cidade de Kroměříž oferecem um exemplo excepcionalmente completo de uma residência principesca barroca em condições admiráveis.
Não perca: o Palácio do Arcebispo e os jardins adjacentes; a praça Velké náměstí.
- Reserva da Aldeia Histórica de Holašovice
Registrado em 1999.
O que diz a Unesco: Holašovice é um exemplo excepcionalmente completo de uma aldeia tradicional da Europa Central em admirável estado de preservação. Destaque: observe com atenção as fachadas originais no estilo “popular barroco do sul da Boêmia”.
- Castelo Litomyšl
Registrado em 1999.
O que diz a Unesco: É um edifício com arcos inspirado no estilo renascentista italiano, que foi adotado e amplamente desenvolvido na Europa Central durante o século 16. Destaque: oito mil esgrafitos preservados.
- Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc
Registrado em 2000.
O que diz a Unesco: Construído no estilo regional denominado “Barroco de Olomouc”, o monumento tem 35 metros de altura e está adornado com magníficas esculturas religiosas do famoso artista morávio Ondrej Zahner.
Não perca: Além da coluna, na Praça da Prefeitura você pode ver o relógio astronômico da cidade e a igreja gótica de São Maurício.
- Villa Tugendhat em Brno
Registrado em 2001.
O que diz a Unesco: Vila projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe, é exemplo notável do estilo internacional do movimento arquitetônico moderno na Europa na década de 1920. Seu valor particular reside na aplicação de princípios estéticos e espaciais inovadores.
Visita guiada: A casa está aberta ao público de quarta a domingo. A visita descortinará maravilhas para você.
- Bairro Judeu e Basílica de São Procópio de Třebíč
Registrado em 2003.
O que diz a Unesco: O conjunto formado pelo Bairro Judeu e cemitério de Třebíč, junto com a Basílica de São Procópio, lembra a coexistência das culturas judaica e cristã desde a Idade Média até o século 20.
Não perca: As duas sinagogas, o cemitério, a cripta da basílica.
- Região de mineração Krušnohoří
Inscrito em 2019.
O que diz a Unesco: A paisagem cultural mineira das montanhas Krušné hory é um documento único do trabalho e da sabedoria técnica dos mineiros dos séculos passados. Desde o início da Idade Média, as montanhas Krušné hory foram utilizadas para a extração de diferentes metais, o que deixou marcas indeléveis na paisagem.
Não perca: Esta paisagem é característica por suas muitas relíquias - instalações de mineração acima e abaixo do solo, complexos de mineração e outros vestígios históricos da atividade mineira, a Academia Superior e a cunhagem de moedas de prata.
- Estábulos Nacionais de Kladruby nad Labem
Inscrito em 2019.
O que diz a Unesco: Aqui você conhecerá um dos estábulos mais antigos da Europa em funcionamento, onde é criada a mais antiga raça tcheca de cavalos de carruagem - o cavalo Kladruber.
Não perca: Estábulos nacionais em Kladruby nad Labem e, obviamente, os belos cavalos.
HERANÇA CULTURAL INTANGÍVEL DA HUMANIDADE
- Slovácko Verbuňk, dança dos recrutas
Registrado em 2008.
Dança realizada apenas por homens, na Morávia do Sul. É uma sucessão de saltos, piruetas, dobras de joelhos, viradas que ocorrem de forma improvisada (não há coreografia), de acordo com o que a música dita ao bailarino. O nome se deve ao fato de que, originalmente, antes de partir para o serviço militar o recrutado se despedia com essa dança.
Quando: Durante as celebrações locais, como as vindimas e outras festividades tradicionais.
- Procissões pelas casas e máscaras de carnaval das aldeias da região de Hlinecko
Registrado em 2010.
Tradição que consiste em os homens das aldeias se fantasiarem - solteiros de vermelho e casados de preto - e dançarem de casa em casa, fazendo ritual para promover boa colheita.
Quando e onde: Durante o carnaval, em Hlinsko e em seis aldeias vizinhas, a leste da Boêmia.
- Cavalgada dos Reis
Registrado em 2011.
Colorida procissão a cavalo que culmina em uma grande festa à noite "na casa do rei".
Quando e onde: Durante a primavera, para a festa de Pentecostes. É celebrado nas cidades de Hluk e Kunovice, bem como nas aldeias de Skoronice e Vlčnov.
- Falcoaria
(compartilhado com outros países)
Registrado em 2011.
A arte de domesticar, alimentar e treinar aves de rapina para o voo de acordo com a tradição e os princípios éticos de cada comunidade.
- Teatro de fantoches
(compartilhado com a Eslováquia)
Registrado em 2016.
Os bonecos, que também são uma forma popular de entretenimento foram reconhecidos, dentre outros quesitos, por transmitir uma visão de mundo e difundir mensagens sobre valores morais.