Artículos por colaborador
Luiz Fernando Destro
Cinco lugares dignos de Halloween na Tchéquia
A Tchéquia é lotada de atrações lindas e vibrantes. Mas também tem seu lado sombrio – e isso é mais uma atração! Descubra cinco lugares assombrosos para ir em 31 de outubro, ou em qualquer outra data.
Cinco motivos para amar Brno
A cidade de Brno é a segunda maior da Tchéquia. Ainda assim, é quase nunca lembrada pelos turistas latinos. Grande erro. A capital da região da Morávia é uma das cidades mais divertidas não só do país, mas de toda a Europa, quiçá do mundo.
Cinco motivos para amar Pilsen
Sim, Pilsen é a cidade da cerveja. Afinal, foi lá que surgiu a primeira ‘loira’ do mundo, uma receita que corresponde hoje a 70% de toda a cerveja bebida no mundo. Mas para além da cerveja, essa adorável cidade tem mais atrações. Descubra aqui.
Cinco motivos para amar České Budějovice
A capital da Boêmia do Sul é frequentemente esquecida nos assuntos de turismo, talvez porque ela tenha importância em muitas outras áreas. Mas nenhum viajante passando pela região deveria passá-la. E aqui damos cinco motivos.
Cinco motivos para amar Litomyšl
A bucólica e adorável Litomyšl é certamente uma das cidades mais subvalorizadas da Tchéquia. Abaixo uma lista com cinco motivos para corrigir esse erro, e apreciar este belíssimo local na região de Pardubice.
Cinco motivos para amar Kutná Hora
A pequena cidade da Boêmia Central, a 70km de Praga, é um dos passeios de meio dia mais procurados na Tchéquia. Quem vai e se apaixona tem bons motivos. Descubra alguns.
Cinco lugares assombrosos (e assombrados) no Destino Tchéquia
Turismo de mistério, por que não? Se você gosta de viajar para descobrir lugares misteriosos e sinistros, saiba que a República Tcheca espera com as portas do calabouço abertas. Há vários locais com histórias para arrepiar os cabelos e experienciar algo... além da imaginação.
Cinco lugares de turismo religioso protestante no Destino Tchéquia
A história do protestantismo passa diretamente pela República Tcheca. Desde Jan Huss, passando por diversos conflitos, os protestantes deixaram suas marcas. Descubra algumas nesse artigo.
Cinco lugares de turismo religioso judaico no Destino Tchéquia
A história do judaísmo na Europa passa pela República Tcheca. Não só em Praga, mas também em outros locais. Descubra cinco deles nesse artigo.
Cinco lugares de turismo religioso católico no Destino Tchéquia
A história das religiões judaico-cristãs passa pela República Tcheca, em vários locais. Nesse artigo, apontamos cinco lugares de destaque conectados com a religião católica.
Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia
Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.
Cinco fotos clássicas de cidades na República Tcheca
Ok, ok, cartões postais estão em baixa, solapados pelo Instagram... Mas aquelas fotos clássicas de destinos continuam valendo, mesmo que você não vá selar a cartolina. Veja cinco postais clássico da República Tcheca.
Cinco estilos arquitetônicos de Praga, na República Tcheca
Entre muitas coisas, Praga é um verdadeiro showcase de arquitetura. Do românico antigo ao pós-moderno, há inúmeras escolas representadas na cidade – e todas convivendo harmoniosamente. Veja aqui cinco exemplos impressionantes de arquitetura da capital tcheca.
Cinco corridas de rua na República Tcheca
Gosta de correr? Gosta de viajar? Gosta de combinar as duas coisas? Então conheça cinco opções de corridas na República Tcheca. Depois é só calçar o tênis, pegar o passaporte e correr para o aeroporto.
Cinco souvenirs típicos da República Tcheca
Brasileiros não conseguem viajar sem fazer umas comprinhas... Mas o que trazer da República Tcheca que represente (de verdade) o país? Veja aqui cinco sugestões 100% tchecas, e outras que é melhor evitar...
Cinco passeios a menos de 100km de Praga
Tem um dia livre em Praga e gostaria de ver alguma coisa fora da capital? Pois aqui estão cinco atrações que não superam 100km e, por isso, podem ser feitas em esquema bate-e-volta.
Cinco motivos para visitar Brno
A segunda maior cidade da Tchéquia é tudo, menos convencional. Atrações insólitas, noites ferventes e um senso de humor peculiar esperam você em Brno.
Cinco motivos para visitar Karlovy Vary
Para ser o segundo lugar mais visitado da República Tcheca, há que oferecer atrações. E Karlovy Vary tem várias. Conheça cinco razões para dar uma passadinha nesse adorável balneário.
Cinco motivos para visitar Olomouc
A capital espiritual da Morávia tem uma ligação profunda com igrejas. Mas também tem várias surpresas mundanas. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra que vale a visita.
Cinco motivos para visitar Český Krumlov
Com uma beleza imensa, condensada em uma pequena área, Český Krumlov é parada obrigatória se você está na Boêmia do Sul. Descubra por que nessa breve – mas poderosa – lista.
PlanTchequia: o canal de podcasts da República Tcheca
A República Tcheca lança PlanTchequia, seu canal de podcasts para trazer informações, dicas e sugestões das melhores atrações do país. Faça Seu Plano e Papo Tcheco já têm episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio, e também no YouTube.
Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer
Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca
Capitulo 1 - Viva sua novela na República Tcheca (Vítejte)
Um jovem casal de amigos chega a Praga, na República Tcheca, inspirados por uma novela da TV. Carlos é secretamente apaixonado pela amiga Lara, e nutre esperanças de que o romantismo da cidade o ajude na conquista. Em meio às primeiras descobertas da cidade, os dois acabam se separando acidentalmente, e agora Carlos precisa partir em uma busca para reencontrar a companheira
Backstage - Vítejte (Bem-vindos)
O primeiro capítulo se passa em Praga, capital da República Tcheca, e traz diversas atrações da cidade como cenário da história. Acesse o backstage e conheça um pouco mais de cada uma delas, e tenha acesso a conteúdos extras sobre os locais.
Capítulo 2 - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)
Após Lara embarcar em um ônibus errado, Carlos tenta achar um meio de reencontrá-la. Seus esforços, porém, o levarão para outra cidade tcheca, em meio a um festival histórico, onde um novo amigo o ajudará a contatar Lara. Conseguirá Carlos seguir para os braços da amiga?
Backstage - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)
O segundo capítulo tem como cenário Cesky Krumlov e Ceske Budejovice, duas cidades da Boêmia do Sul.
Capítulo 3 – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)
No próximo capítulo, vamos ver aonde Lara foi parar depois de pegar um ônibus errado – os castelos de Karlstejn, Krivoklat e Loket. E, A bordo de um ônibus errado, Lara faz uma nova amiga enquanto tenta contatar Carlos. Em meio a castelos e mal-entendidos, ela chega a Karlovy Vary, onde uma estagiária tem uma ideia cinematográfica para reunir novamente Lara e seu amigo. Mas será que Carlos receberá a mensagem?
Backstage – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)
O terceiro capítulo tem como cenário dois castelos da Boêmia Central, dois locais na Boêmia Ocidental e uma pequena cidade na Boêmia do Sul.
Capítulo 4 – Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)
Após receber o recado de Lara, Carlos se dirige a Pilsen. Lara, porém, sofre um contratempo que a leva a uma igreja sinistra, e se atrasa. Carlos tem problemas com um copo de cerveja e com a comunicação, e acaba entendendo que Lara foi para Telč. Então agora é Lara que precisa ir atrás do amigo, contando com uma santa ajuda.
Backstage - Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)
O Capítulo 4 começa em Písek que, além da ponte de pedra mais antiga da República Tcheca, tem uma relação muito grande com a mineração de ouro da época medieval.
Capítulo 5 – Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)
A bordo de uma Kombi com cinco freiras, Lara está ao encalço do amigo Carlos, que foi atrás dela na cidade de Telč. Ao descobrir que ela não está lá, Carlos conta com uma ajudinha dos céus e parte atrás de Lara novamente. Uma curva errada, porém, e ele acaba em frente a uma orelha – e mais um mal-entendido separa os dois.
Backstage - Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)
O capítulo 5 faz uma breve menção ao mosteiro de Teplá, localizado perto de Karlovy Vary, e lar de uma linda biblioteca barroca.
Capítulo 6 - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)
Lara e sua amiga chegam a Štramberk, mas Carlos para em Olomouc. Um queijo fedorento, mas surpreendentemente saboroso, faz com que as amigas conheçam Jakub, um chef de cozinha que consegue marcar um encontro de Lara com Carlos em Olomouc. Mas uma surpresa surge e, assim como queijo, não cheira bem.
Backstage - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)
No Capítulo 6, Lara chega a Štramberk, cidade na Morávia-Silésia conhecida como Belém de Valašsko, por causa das casas pitorescas e ruelas estreitas. Há uma menção ao castelo de Stallenberg e à sua torre, chamada Trúba.
Capítulo 7 - Barevna Ostrava (Ostrava colorida)
Lara e Álvaro seguem para Ostrava, e Carlos vai atrás deles, sem saber como encontrá-los. Lara logo percebe que a viagem com o ex-namorado foi uma grande roubada, mas como reencontrar Carlos entre dez mil pessoas? Por sorte, o amigo tem uma grande ideia – e uma disposição ainda maior.
Backstage - Barevna Ostrava (Ostrava colorida)
Nesse capítulo, Lara e Álvaro estão em Ostrava, antiga cidade industrial na região da Silésia. A siderúrgica onde acontece o show chama-se Vítkovice, e hoje é um espaço multicultural para grandes eventos.
Capítulo 8 - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)
Carlos recebe um recado de Lara, e acha que de trata de um desaforo. Mas, na verdade, os dois amigos são vítimas do humor sutil da cidade de Brno, que também arruína as chances de um encontro noturno em um bar que existe, apesar do nome dizer o contrário. Enquanto isso, as emoções crescem e se transformam... e vão subir de patamar.
Backstage - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)
O capítulo 8 acontece integralmente em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca. A praça da Liberdade, onde Lara vê o relógio astronômico, é a principal da cidade.
Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)
Certos de que estão definitivamente separados, Lara e Carlos seguem viagem separados. Lara procura uma montanha alta, e Carlos literalmente sobe pelas paredes... de pedra. Em um hotel incomum e um trem rumo ao início, tudo pode acontecer. Mas será que acontece?
Backstage Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)
A parada nas viagens de Lara e de Carlos acontece na cidade Hradec Kralové, na Boêmia do Leste, conhecida como Salão da República pela importância que teve no processo de independência do país.
Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)
A saga desencontrada de Carlos e Lara chega ao fim. Depois de vários dias em um jogo de gato e rato, descubra o que acontece com os dois amigos no final folhetinesco da história.
Backstage - Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)
O último capítulo se passa em Praga e nossos queridos amigos percorrem vários locais da capital tcheca.
Cinco lugares românticos na República Tcheca
Pensando em viajar com seu amor? Considere a República Tcheca, um dos países mais românticos do mundo. Aqui, cinco dicas que os amantes adoram.
Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca
A República Tcheca é cheia de belezas. Mas graças a arquitetura milenar bem preservada, também possui cenários arrepiantes. Ideal para filmes de terror, como estes que listamos.
David Černý: Uma rota irreverente por Praga
Polémico, controverso e ousado, o escultor tcheco David Černý instalou boa parte de sua obra nos espaços públicos de Praga, de modo que costuma surpreender os visitantes com sua irreverência e sentido crítico. Suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer as ruas da capital tcheca, e ir além do comum.
20 lugares curiosos da República Tcheca
Estruturas incomuns. Bares bizarros. Galerias de arte inusitadas. A República Tcheca está repleta de lugares curiosos e aqui separamos vinte deles para você.
Cinco lugares românticos em Praga, na República Tcheca
Se a novela da sua vida levar você e seu amor a Praga, anote esses cinco cantinhos muito românticos para as cenas do próximo capítulo.
Cinco lugares para dançar em Praga, na República Tcheca
Além de ser capital da República Tcheca, Praga também é capital da Boêmia – e da boemia. Então, anote cinco lugares para dançar na cidade.
Cinco hotéis históricos em Praga, na República Tcheca
Sua viagem a República Tcheca pode ganhar uma outra dimensão se você se hospedar em um dos (muitos) hotéis históricos de Praga. Aqui, uma lista com cinco deles, em estilos variados.
Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca
Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.
Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca
Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.
Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca
Chamada de “Cidade das Cem Torres”, Praga, capital da República Tcheca, fica linda vista do alto. Selecionamos aqui cinco mirantes em que valem a pena subir.
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca
A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca
Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.
As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca
Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.
O teatro preferido de Mozart, em Praga
O Teatro de Repertório é apenas uma das casas de espetáculos históricas. Mas carrega uma relação indissolúvel com Mozart.
Os adoráveis mercadinhos de Natal
Várias cidades da República Tcheca têm mercadinhos de Natal. Descubra por que eles são tão adoráveis.
Por que Praga chama Praga?
Essa é uma pergunta recorrente. E para a qual não existe uma resposta conclusiva. Uma coisa é certa: não tem nenhuma relação com pragas no sentido de pestes, doenças ou qualquer coisa assim.
Santa cerveja
Desde priscas eras, monges de diversos mosteiros tchecos se dedicavam a produzir cerveja. Várias delas sobreviveram aos dias de hoje.
Era um mosteiro, virou um hotel
O que fazer com um mosteiro quando os monges rareiam? Transformar em hotel cinco estrelas! Pelo menos é isso que fizeram dois empreendimentos em Praga.
Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca
O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.
Cruzeiros pelo Moldava
Navegar pelo rio que corta Praga é uma experiência única. Além de momentos tranquilos, pode-se ver a cidade e suas pontes por um outro ângulo, não menos bonito.
A Praça Venceslau, em Praga. Onde as coisas acontecem.
Conheça um pouco mais de um dos lugares mais emblemáticos da capital tcheca.
Concurso Literário “Pense em Algo Bonito, Sonhe com a República Tcheca”
Gosta de escrever? Crie um conto tendo a República Tcheca como cenário, e você pode ganhar R$ 1.000.
Histórias Tchecas I – A Dama de Branco
Descubra a assustadora história de um fantasma que, diz a lenda, vagueia pelo Castelo de Český Krumlov.
Histórias Tchecas IV – Uma tarde no Café Slavia
Os cafés de Praga sempre foram ponto de encontro de artistas e intelectuais. Por isso são parte da história... e cenário para histórias.
Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja
Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...
Histórias Tchecas II – As Badaladas de Brno
Por que a Catedral de Brno toca as badaladas de meio-dia às 11 da manhã? Descubra a resposta em quadrinhos.
Becherovka, a fonte mais saborosa de Karlovy Vary
A cidade de Karlovy Vary ficou famosa por suas fontes de água termal. Mas, mesmo sem o cheiro de ovo podre (as fontes não têm enxofre), o sabor da água é no mínimo discutível. Uma boa opção de bebida, e essa sem polêmica, é a Becherovka, o licor de ervas típico de Karlovy Vary e da Tchéquia por extensão.
Flores de pedra. Parece poesia, mas é souvenir.
Karlovy Vary já inspirou vários artistas. Beethoven escreveu lá uma de suas sinfonias. Goethe frequentava o Café Elefant, até hoje um ponto de encontro na cidade. Para não falar dos filmes gravados na cidade...
A fábrica de cristais Moser
Uma das regiões que formam a República Tcheca é a Boêmia. O nome pode soar familiar, seja pelo termo boemia (o comportamento notívago e festeiro dos boêmios), ou talvez pela expressão ‘cristal da Boêmia’, que significa um cristal de alta qualidade. E é mesmo.
É um vaso? É um bule? Não, é uma caneca de balneário!
Dentre os souvenirs que você pode comprar na República Tcheca, e mais precisamente nas cidades balneárias de Karlovy Vary, Marianske Lazne e Frantiskove Lazne, o mais inusitado é, com certeza, a caneca de balneário.
Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary. Ou seriam biscoitos?
Oplatky é a palavra tcheca para "bolachas". E o nome completo é Lazenske Oplatky, ou "bolachas de balneário".
Um dia em Karlovy Vary
Para quem quer ver a República Tcheca além de Praga – o que eu recomendo veementemente – existem várias opções de passeios bate-e-volta, aqueles que você vai pela manhã e volta de noitinha e, assim, não precisa trocar de hotel.
Por que a República é Tcheca (e não Checa)
Acontece frequentemente. O sujeito escreve um texto e coloca em letras garrafais República Checa. Até em grandes veículos de comunicação. Sinto dizer, estão errados. A República é Tcheca, com T maiúsculo.