Artículos por colaborador
Jess Garbarino
Guia básico - o que ver em Olomouc
O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar. Oito lindas fontes e curioso relógio astronômico são algumas das várias atrações dessa que é a primeira cidade da Morávia, por concessão do rei João de Luxemburgo, em 1314.
Guia Básico sobre o que ver em Opava
Tão bela como o pavão real que originou seu nome, a cidade de Opava, na região da Silésia é formidável opção para você conhecer quando visitar a Tchéquia. A cidade vive longe do turismo de massa, contudo, oferece verdadeiro leque de encantadores recantos.
Rota dos motores: 4 museus para amantes de carro
Na República Tcheca, a estrada para os fãs de carros, motores e velocidade tem quatro pit stops inevitáveis. Dentre eles, os museus Tatra e Škoda, que nos lembram a longa história automotiva do país, berço de Ferdinand Porsche. São verdadeiras incursões no mundo automobilístico.
Dolní oblast vítkovice, coração de ferro
O antigo centro industrial da cidade de Ostrava tornou-se incrível complexo cultural e arquitetônico imperdível. Dolní oblast Vítkovice renasceu das suas cinzas, mudou sua vocação e hoje abre seu coração de ferro para mostrar sua beleza em estado bruto.
Aqui nasceu Ferdinand Porsche, sobrenome que batiza um dos automoveis mais cobiçados do mundo
O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu em Vratislavice nad Nisou, Liberec, então parte do Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. A casa onde viveu seus primeiros 18 anos foi transformada pela Škoda em atrativo museu.
Štramberk, uma mandíbula, muitas orelhas e todo o encanto
A torre gótica de Trúba está há pelo menos sete séculos sobre a colina aonde se espalha a cidade tcheca de Štramberk. Ali, cenários mágicos lembram histórias que merecem ser contadas, como a do maxilar de uma criança neandertal e aquela das orelhas dos tártaros.
Hradec nad Moravicí, inspiração para fadas
Ao visitar a região da Morávia-Silésia, marque encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice. Esse complexo palaciano que leva o nome de Hradec nad Moravicí, é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram.
Guia básico sobre o que ver em Ostrava
Rústica e ao mesmo tempo acolhedora, a cidade de Ostrava não esconde a sua vocação industrial. Seduz os visitantes com feitiços de metal e ferrugem. Quando você visitar Téchia, considere como necessário descobrir estes recantos incríveis nessa instigante cidade.
Em Liberec, antídotos contra o tédio
Viagem em família? Atividades para todos, independe da idade? Muitos lugares especialmente pensados para as crianças se divertirem enquanto aprendem? Liberec é a medida certa para o que você procura, e está a apenas uma hora de Praga, a capital da Tchéquia.
Liberec, Hradec Králové e as artes do vidro, da renda e de presépios
As regiões de Liberec e Hradec Králové são ricas em tradições artesanais de grande beleza e prestígio internacional. Vidros soprados, rendas artesanais e presépios de Natal são alguns dos delicados trabalhos realizados em diferentes oficinas da região, que surpreendem o viajante durante o passeio.
Loket, o imbatível cotovelo do rio Ohře
Em seu curso sinuoso, o rio Ohře circunda a pequena cidade de Loket, cujo nome significa “cotovelo” em tcheco. Uma fortaleza localizada naquele ponto estratégico guardou a história dos últimos oito séculos. A beleza do conjunto não deixa ninguém indiferente e instiga a aprofundar na história de Loket.
Boêmia do Sul, Pilsen, castelos, magia e cerveja
Qualquer lista de viagem com os “imperdíveis” da Tchéquia inclui Třeboň, Hluboká, České Budejovice, Holašovice, Český Krumlov e Pilsen. Crie passeio de quatro dias que levará você a todos esses lugares fantásticos. Prepare-se para desfrutar algumas das atrações mais interessantes da República Tcheca.
De Salzburgo e Linz a Praga
Ao visitar a Áustria, além de Viena, os viajantes certamente vão querer parar em Salzburgo, local de nascimento de Wolfgang Mozart e na vanguardista Linz. Uma vez nessas cidades, você poderá rumar a Praga, com paradas em belos recantos da República Tcheca.
De Munique a Praga, entre castelos, cervejarias e museu
Atenção, amantes da cerveja. Quem está planejando uma viagem a Munique para experimentar as espumantes especialidades alemãs, saiba que o passeio pode ser enriquecido, se depois você seguir para Praga, fazendo algumas paradas interessantes e deliciosas pelo caminho. Curta o roteiro.
Guia básico - o que ver em Brno
A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.
Guia básico - o que ver em Praga
Os dez locais essenciais na área da Unesco em Praga. Se você planeja viajar para a capital tcheca e quer saber o que ver, anote estas recomendações.
Guia básico - o que ver em Pilsen
O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.
Números, recordes e curiosidades da República Tcheca!
Do abismo mais profundo à mais alta torre de igreja. Do castelo mais visitado à temperatura mais baixa da história. Do maior estádio à cidade com o nome mais curto. Bata sua própria marca: descubra os recordes mais desafiadores e também os mais absurdos da Tchéquia.
Guia básico - O que ver em Karlovy Vary
Os dez recantos mais bonitos da cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, para conhecer na próxima viagem, enquanto saboreia a água de suas fontes medicinais. Anote saudáveis recomendações.
Para viajantes experientes, seis cidades charmosas
Quando você pensa que já conhece bem a República Tcheca e já viu o que o país tem de mais bonito, repense e visite seis cidades encantadoras que o farão se apaixonar. A magia irá surpreendê-lo em Třeboň, Telč, Litomyšl, Kutná Hora, Holašovice e Tábor.
Tchéquia ao ar livre
Que falta nós sentimos dos espaços abertos, do Sol, da Natureza! Tanto que muitos manifestam o desejo de, quando possível sair em férias, escolher destino que ofereça muitas oportunidades para passar momentos ao ar livre. A República Tcheca pode ser excelente escolha...
Boêmia do Sul: A rosa de cinco pétalas e muitas outras experiências inesquecíveis
Durante séculos, os Rosenberg e depois os Schwarzenberg dominaram a Boêmia do Sul. O símbolo destas famílias era uma rosa de cinco pétalas, que se repete insistentemente na ornamentação, nos escudos e até mesmo na bandeira da região. Para fazer jus ao número, propomos cinco experiências memoráveis que deve provar em sua viagem a esta região da Tchéquia.
Morávia do Norte e Silésia: tradição industrial e entorno natural
O turismo industrial está na moda e a região que rodeia a cidade de Ostrava está decidida a aproveitar esse interesse que surgiu entre os viajantes. Aqui a oferta se complementa, além disso, com o contraste que propõe um entorno montanhoso deslumbrante, com povoados encantadores e a opção de praticar golfe. É tempo de viver novas experiências.
Relax Tcheco: xô, estresse
A tensão e o nervosismo que atentam contra a boa saúde e a felicidade têm seus dias contados quando você decide presentear-se com uma relaxante Viagem à Tchéquia, onde os spas têm longa tradição e têm seduzido a elite europeia desde tempos remotos. Planeje suas férias dignas de um rei.
Boêmia Ocidental: luxo e glamour de cinema
A região de Karlovy Vary tem lugares encantadores que se exibem às câmeras de cinema, propõem relax e bem-estar por atacado, contam interessantes histórias, convidam a sabores únicos e cobrem de luxos os visitantes. Aqui contamos porque você deve incluir Loket, Mariánské Lázně, o palácio de Bečov e o monastério de Teplá na sua próxima viagem a Tchéquia.
Marie Rebjonková: água mineral para a saúde
Marie Rebjonková é diretora médica do Imperial Group, que inclui o Imperial Hotel e o Spa Resort Sanssouci, em Karlovy Vary. Está na instituição há mais de 40 anos, sempre dedicada à balneologia, sua especialidade; e a ajudar os hóspedes a viverem melhor. Ela nos conta em que consistem os tratamentos, e porque as águas minerais da região auxiliam a saúde.
Hotel Imperial, Fonte de Saúde
Definitivamente, há lugares que são para frequentar com calma. Claro exemplo é o imponente Hotel Imperial de Karlovy Vary. Especialista em tirar o máximo proveito da balneologia em benefício da saúde, o hotel é um destino em si, aonde a elegância e o estilo fluem como fontes termais.
Pilsen, dourada, refrescante e genial
Quando Pilsen é mencionada, o que primeiro vem à mente é uma espumosa cerveja gelada. Tem mais. Ao visitá-la, você encontrará próspera cidade industrial, com muito estilo e encantador centro histórico. E quando você entra na personalidade dela, descobre alguns formidáveis recantos.
Hotel boutique Jalta, rigorosa elegância
Com a sólida presença dos edifícios construídos nos anos cinquenta, a icônica Praça de Wenceslau tem ao seu lado o Hotel Jalta. Muito bem plantado no centro de Praga , oferece aos hóspedes luxo sóbrio e alto conforto, detalhes que eles agradecem; e curioso bunker, convertido em museu.
Jiří Paldus, o museu da guerra fria e um soldado que não sorri
Em Praga, frente à Praça de Wenceslau, escondido sob o edifício do Jalta Boutique Hotel está o Museu da Guerra Fria, onde antes era um bunker nuclear. Mentor deste espaço interessante, possível de conhecer em visita guiada, Jiří Paldus nos conta como nasceu o museu.
Paraíso da Boêmia: torres de pedra e castelos à beira de abismos
A apenas uma hora de carro desde Praga, a paisagem muda radicalmente. Torres de sólidas rochas e castelos elevam-se à beira de falésias perturbadoras - é o Paraíso da Boêmia, um geoparque reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais
Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.
Royal Golf Club Mariánské Lázně swing real
Em Mariánské Lázně, o swing, a rotação do corpo para golpear a bolinha de golfe tem por cenário campo sofisticado. Fundado em 1905, o Royal Golf Club Mariánské Lázně, reconhecido como o melhor percurso na República Tcheca, é um dos poucos no mundo com o selo “Royal”, fora da Grã-Bretanha. Além das feras no esporte, aprendizes têm vez e oportunidade para provar o gostinho de praticar golfe.
Proti Proud: para os que vão contra a corrente
Em Praga 8, o bairro de Karlín propõe a maior parte das novidades que surgem na milenária capital tcheca. Lá, onde são múltiplas as ofertas de bares alternativos,cafés com toques contemporâneos e design diferenciado,atrai atenção o bistrô Proti Proudu. O nome é traduzido por contra a maré, e a liderança é do casal de jornalistas Karolina e David Konečný.
A fábrica de Moser: cristal da boêmia, passo a passo
Todo o prestígio que o cristal da Boêmia alcançou no mundo pode ser resumido em uma única marca: Moser. Desde 1857, a empresa produz os objetos mais refinados em Karlovy Vary, onde é possível visitar a fábrica e conhecer os artistas que fazem a perfeição, a beleza e a exclusividade se tornarem realidade.
Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen
A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.
Seis excelentes razões para viajar pela Boêmia do Sul
Castelos, vilas encantadoras, lagoas criadas por grandes engenheiros, deliciosa gastronomia, muita cerveja e aventuras ao ar livre são algumas das propostas irresistíveis do sul de Tchéquia.
Hotel Intercontinental praga, luxo brutal
Construído no estilo arquitetônico brutalista, o edifício do Hotel InterContinental Praga fica às margens do rio Moldava, e mima seus hóspedes com perfeita oferta de delicados luxos.
Třeboň: diabruras encantadoras
Cada aspecto da bela e bucólica cidade de Třeboň, na Boêmia do Sul, está relacionado ao sofisticado sistema de lagoas e canais que a cercam e onde, garantem as lendas, até o diabo passou, mas, para o bem.
Brno tem senso de humor
É verdadeiro dizer que Brno tem a sua piada (ou as suas piadas). Algo que é comprovado com um sorriso, quando você ouve as histórias que cercam várias atrações da cidade.
Comer como tcheco: as bebidas que melhor acompanham cada prato
Se você pretende seguir os costumes tchecos, não poderá pular o capítulo das bebidas alcoólicas, porque "onde quer que vá, beba o que vê".
Comer como os tchecos: Os pratos que você deve experimentar
O knedlík e o omáčka são pratos tchecos básicos, no caso de, na hora das refeições, você querer aplicar o conceito ‘onde quer que vá, faça o que vê’. Também, recomendamos iguarias que não fazem parte das refeições cotidianas, mas são imperdíveis para saborear durante a sua visita à República Tcheca.
Comer como os tchecos: costumes, três vezes ao dia
Café da manhã, almoço e jantar como um verdadeiro tcheco, seguindo os costumes locais e aplicando o conceito: ‘onde quer que vá, faça o que vê’.
A rota dos relógios astronômicos
Além do famoso relógio astronômico de Praga, que reúne multidões toda vez que é acionado, você pode visitar Tchéquia seguindo a trilha de sete mecanismos sofisticados que exibem precisão, história e ideologia. Olomouc, Litomyšl, Krystofovo Udolí, Prostějov e Uherský Brod... e o mais novo de todos, em Brno, inaugurado em 2010.
Um navio, o entardecer, um jantar, e Praga vista do Rio Moldava
Para vivenciar esta experiência, você tem que navegar pelo Rio Moldava, a bordo do luxuoso navio-restaurante Lužnice, com jantar incluído, a passar sob as pontes da bela capital da República Tcheca.
Brno, de cima para baixo
A cidade vista do alto, a partir do olhar de um pássaro durante o vôo. Vista também do subsolo, no labirinto proposto pelas antigas adegas subterrâneas do Mercado de Couves, desde a oficina de um cunhador de moedas e um imenso ossuário.