Sete portas para entrar em Tchéquia

Durante 2019, várias comemorações na República Tcheca lembraram a Revolução de Veludo, ocorrida há 30 anos na então Tchecoslováquia - que incluía a hoje Eslováquia -, libertando-a do poder soviético. Em 2019, Tchéquia comemorou também 15 anos desde a entrada na União Europeia, já como República Tcheca, após a separação da Eslováquia, em 1993.

Por: Joaquín del Palacio

Publicado: Outubro 21, 2019

Com a abertura progressiva, surgiram sete portas que oferecem aos visitantes os caminhos para  melhor conhecer os encantos tchecos, muito diversos e bem próximos uns dos outros.

Acesso ao relax: Karlovy Vary

Uma das regiões balneárias mais importantes da Europa fica no oeste da República Tcheca. É um triângulo de cidades termais - Mariánské Lázně, Františkovy Lázně e Karlovy Vary, a cidade que recebeu o nome do imperador Carlos IV. Além do relaxamento, das águas medicinais e dos bons hotéis, alguns com campos de golfe, esta região possui uma natureza linda, onde fazem morada vilas encantadoras; castelos, como Loket e Kynžvart; e mosteiros, como Teplá.

Joias do sul, através de České Budějovice

Boêmia do Sul tem alguns dos melhores lugares da Europa Central, na natureza e entre seus municípios. Alguns são lugares encantadores, como Jindřichův Hradec, e outros, cidades que fazem parte do Patrimônio Mundial, a exemplo de Holašovice, e a joia da Renascença Tcheca - Český Krumlov.

České Budějovice é o acesso ideal para conhecer a Boêmia do Sul. A natureza presenteou o sul da Boêmia com o Parque Nacional Šumava e o Reservatório Lipno, para que os amantes de esportes, flora e fauna encontrem seu paraíso favorito.

Rumo à história, desde Olomouc

Olomouc é a porta para conhecer o gótico e o barroco do leste tcheco. Esta cidade foi a primeira capital da Morávia e, portanto, tem muitos encantos, tais como fontes, o Palácio do Arcebispo e a coluna da Santíssima Trindade - Patrimônio Mundial. Depois de Praga, Olomouc é a cidade com maior reserva de patrimônios. A região é conhecida, inclusive, por seus vinhos e queijos. Também muito perto, a apenas 100 km, encontramos o Castelo Bouzov e a cidade de Ostrava, com seu patrimônio industrial e natural.

Através da segunda maior cidade, Brno

Brno, segunda maior cidade da República Tcheca (depois de Praga) possui atmosfera agradável e muito envolvente em suas ruas, festivais de música, seu famoso circuito de velocidade, e oferece muito para ver. É a porta para a Morávia do Sul, e leva a conhecer duas joias regionais naturais - Parque Nacional Podyjí e Reserva da Biosfera de Pálava, e suas quatro vilas - Stiassni, Low-Beer, Jurkovič e Tugendhat, esta última de Mies van der Rohe, é Patrimônio da Humanidade. A cidade de Zlín é a bela desconhecida que está bem perto de Brno.

A partir de Pardubice, para a região menos conhecida

Pardubice é um importante entroncamento ferroviário que liga várias cidades checas e, desde 2018, é conectado por avião (low cost) a Alicante, na Espanha. Ocupa a área central da República Tcheca e sua localização é estratégica. A partir daqui, você pode conhecer vários lugares imperdíveis. Exemplo é Hradec Králové, que significa Castelo da Rainha, que tem status de cidade desde o século 15, o que faz dela a mais antiga da República Tcheca. Outros exemplos são o Castelo Litomyšl, que está na lista da Unesco; e os estábulos de Kladruby – neles, você poderá andar a cavalo e mesmo conduzir uma carruagem.

Pilsen e a loira amada

Pilsen foi cidade importante no século 19, e deixou um legado que agora pode ser desfrutado. O anel verde aonde antes estavam as suas muralhas; a bela Catedral; o Museu de Marionetes;  e a  Grande Sinagoga são alguns encantos a visitar. Para alguns dos visitantes, talvez a visita mais importante seja à fábrica da Pilsner Urquell - primeira cerveja lager a ser comercializada. Dentre os eventos realizados anualmente em Pilsen há dois festivais de cerveja e um de música, todos de grande repercussão.

Praga, paradigma de beleza urbana

Praga é o principal acesso internacional à República Tcheca, e uma das cidades mais bonitas do mundo. Mesmo que você retorne muitas vezes, sempre descobrirá coisas novas, clicará  milhares de fotos por diferentes ângulos, e assim por diante... Os museus, a Cidade Antiga, o Teatro Nacional, o rio Moldava e suas pontes são algumas das características da cidade que merecem ser conhecidas em qualquer época do ano, porque são sempre mais bonitas do que da última vez...

 

Becherovka, a fonte mais saborosa de Karlovy Vary

A cidade de Karlovy Vary ficou famosa por suas fontes de água termal. Mas, mesmo sem o cheiro de ovo podre (as fontes não têm enxofre), o sabor da água é no mínimo discutível. Uma boa opção de bebida, e essa sem polêmica, é a Becherovka, o licor de ervas típico de Karlovy Vary e da Tchéquia por extensão.

Experiencia de viagem Sabores
Santa cerveja

Desde priscas eras, monges de diversos mosteiros tchecos se dedicavam a produzir cerveja. Várias delas sobreviveram aos dias de hoje.

Experiencia de viagem Sabores
Carnavais na Tchéquia, uma tradição que conquistou a UNESCO.

O Carnaval não é uma celebração exclusiva do Brasil, Uruguai, Veneza ou Tenerife. Ele alcança a República Tcheca, por exemplo, em Hlinsko, aonde essa festa foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Como você imagina que os tchecos festejam o carnaval? Vão disfarçados, vão desfilar, vão ter pratos especiais para esta data? Podemos dizer que de tudo um pouco, e que os tchecos não perdem a oportunidade de se divertir.

Experiencia de viagem
Pacotes