Ostrá é uma vila pitoresca, localizada a cerca de 40 km de Praga. A vila é pequenina (11 km2), mas oferece uma grande atração. Trata-se do Centro de Artes e Jardins Botânicos, um projeto criado pela empresa tcheca Botanicus. O Centro de Artes foi criado nos moldes de uma vila de época, para servir como cenário para artesãos. Os jardins exibem o cultivo orgânico das matérias-primas utilizadas na produção da marca.
A vila Botanicus em Ostrá

No Centro de Artes Botanicus, artesãos de vários ofícios trabalham à vista dos visitantes. Além de observar, os visitantes podem criar peças, saborear iguarias tradicionais e até mesmo as preparar. A experiência vivenciada no Centro das Artes Botanicus é das mais interessantes. Em várias oficinas, os visitantes têm contato com atividades comuns às épocas antigas e à contemporânea.
Cestaria, cordoaria, fiação, dentre outras, são oficinas do Centro de Arte Botanicus. A Oficina de Marionetes (uma das paixões tchecas) é a que mais atrai as crianças. Para todas as idades, o grande sucesso é a padaria. Lá, é possível comer e até fazer biscoitos de gengibre, outra paixão tcheca.

Os diferenciados jardins da Botanicus
O cultivo de plantas orgânicas nos Jardins Botanicus vai além de produzir matéria-prima para os produtos da marca. Esses jardins têm caráter educativo e recreativo, o que inclui atividades e eventos aos finais de semana. As atividades se estendem por hortas, canteiros de ervas e pelo pomar. Além da diversão, os visitantes são informados sobre as espécies que servem de base para a linha de produtos da Botanicus.

Labirintos vegetais, atração extra nos jardins
A visita aos Jardins Botanicus em Ostrá é temática. Há o Jardim do Mosteiro para cultivo de ervas. O Jardim Oriental é dedicado às espécies originadas no Extremo Oriente. O Jardim Branco reúne plantas que florescem nesse tom. A horta e o pomar ocupam espaços contíguos. Atração extra são os labirintos vegetais em diferentes pontos dos jardins, abertos à visitação de maio ao final de setembro. Para horários de visitas e mais informações, consulte o site oficial do Centro de Artes e Jardins Botânicos em Ostrá.

Passeios próximos aos Jardins Botanicus
Ruínas Históricas do Castelo Mydlovar – Datado do século 13, hoje o castelo existe enquanto ruínas históricas. Graças a essas ruínas, foi possível aos pesquisadores identificar Ostrá como vila medieval. O perímetro onde o castelo era assentado é um sítio arqueológico.
Reserva Natural Vrť – Ótima opção para amantes de caminhadas ou ciclismo. A reserva constitui belíssimos bosques de carvalhos, em especial. Nos meses de julho a setembro, Vrť é cenário da colheita de cogumelos. Trata-se de forte tradição das famílias tchecas praticada em Vrť e em vários bosques do país.
Sobre Ostrá
A vila de Ostrá faz parte de um distrito da cidade de Nymburk, na Boêmia Central. A vila fica a apenas 40 km de Praga. Essa proximidade faz do pequeno vilarejo (11 km²) uma ótima opção de bate-volta a partir da capital tcheca. A forma mais econômica de chegar a Ostrá a partir de Praga é de trem. A linha é a S2 e o embarque, na Hlavni Nadrazi, a principal estação ferroviária da capital. Os trens partem a cada 30 minutos e a viagem dura 40 minutos. Em tempo – a rede ferroviária da Tchéquia permite viajar de trem por todo o país, com conforto.
A grande atração de Ostrá é o Centro de Artes e Jardins Botânicos. No mais, a pitoresca Ostrá, com apenas 631 moradores (2026), é tranquila, com uma discreta vida noturna. A vila une perfeitamente belezas naturais, história viva e uma deliciosa atmosfera medieval. Ostrá encanta também por margear o rio Elba, uma rota de inesquecíveis cruzeiros fluviais.
Dicas para diversão e passeios em todas as estações do ano na Tchéquia