Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary. Ou seriam biscoitos?

Oplatky é a palavra tcheca para "bolachas". E o nome completo é Lazenske Oplatky, ou "bolachas de balneário".

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 09, 2020

Estas iguarias surgiram lá pelo século XIX, quando Karlovy Vary e as outras cidades da região eram frequentadas pela alta sociedade para tratamentos curativos. Invariavelmente o tratamento consistia em beber água das fontes – na quantidade e frequência receitadas pelo médico – caminhar e alimentar-se de maneira leve. E justamente para esse lanchinho é que as bolachas foram criadas. Mas apesar de ser parte de um “remédio”, o gosto é muito bom! Tanto que existem até hoje.

Os sabores variam. A clássica é de baunilha. Mas também tem de chocolate, coco, nozes, amêndoas... O tamanho tradicional é de um LP, ou vinil para os mais novos (entreguei minha idade...). Mas existe uma versão mini, do tamanho de um CD. Grande ou pequeno, são sempre finas, coisa de milímetros. E mesmo assim, achatada, tem duas folhas de biscoito, tipo waffer, com recheio feito de um pó muito fino, com o sabor escolhido. Parece uma grande hóstia, mas recheada.

Na cidade, você pode comprar para comer na hora. Escolha o sabor e eles esquentam em uma chapa especial, parecida com uma sanduicheira. Se gostar, pode comprar a caixa com dez, da pequena ou da grande, e levar para casa. É gostoso, é barato e não pesa na mala.

Mas a pergunta que não cala, e que já foi discussão de inúmeros fóruns na internet é: bolacha ou biscoito? Qual é a forma correta?

Este escrevinhador humildemente propõe uma solução para a querela.

Todos concordam com o termo "biscoito de polvilho" e não bolacha; e todos concordam com o termo "bolacha Maria", e não biscoito. Daí podemos inferir que o termo biscoito se aplica à iguaria de forma mais orgânica, e com algum volume. Bolacha se aplica a versão com forma definida, geralmente redonda, e fina. Isso explicaria por que um tabefe é referido como ‘dar uma bolacha” na cara de alguém – por analogia, a palma da mão é redonda e fina. Também explica a incerteza clássica de "bolacha recheada" ou biscoito recheado – a forma é regular, mas a altura já é grande... Ok, não é nada científico, mas é um caminho. Se você aceitar essa teoria – incrivelmente inútil – as oplatky de Karlovy Vary são bolachas – redondas e finas. E não biscoitos.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
A fábrica de cristais Moser

Uma das regiões que formam a República Tcheca é a Boêmia. O nome pode soar familiar, seja pelo termo boemia (o comportamento notívago e festeiro dos boêmios), ou talvez pela expressão ‘cristal da Boêmia’, que significa um cristal de alta qualidade. E é mesmo.

Experiencia de viagem
Boêmia Ocidental: luxo e glamour de cinema

A região de Karlovy Vary tem lugares encantadores que se exibem às câmeras de cinema, propõem relax e bem-estar por atacado, contam interessantes histórias, convidam a sabores únicos e cobrem de luxos os visitantes. Aqui contamos porque você deve incluir Loket, Mariánské Lázně, o palácio de Bečov e o monastério de Teplá na sua próxima viagem a Tchéquia.

Experiencia de viagem
Selvas, cavernas e vulcões, destinos naturais com personalidade

A geografia tcheca vai de 0 a 100 km/h na velocidade da Fórmula 1: suaves prados e campos de cultivo que se precipitam em falésias; desfiladeiros de arenitos fantásticos abrigados em florestas exuberantes, cujo subsolo esconde cavernas ainda mais fascinantes; fontes de água fervente ao lado de parques idílicos... Por isso, pode ser mais justo dizer que Tchéquia se mantém a cem por hora em quase toda a sua extensão, como se andasse  na corda bamba dos acidentes naturais mais fabulosos.

Experiencia de viagem Natureza
Pacotes