Florestas tchecas de faias, patrimônio mundial, joia rara nos horizontes de Liberec.

Vilas bem próximas a Liberec dão acesso a trilhas e mirantes que descortinam as Florestas de Faias nas Montanhas Jizera, recente conquista da República Tcheca para figurar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 30, 2021

Na região de Liberec, no sopé das Montanhas Jizera, as graciosas vilazinhas Oldřichov v Hájích e Lázně Libverda têm localização muito especial. É a partir delas que podemos ver as cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, que delimitam a área ocupada por verdadeiro tesouro da República Tcheca - as Florestas de Faias das Montanhas Jizera. Em 2021 (julho, 28), essas florestas foram reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Delimitadas pelas cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, a Floresta de Faias Patrimônio Mundial se estende por 27 km2 – parte da  Área de Paisagem Protegida das Montanhas Jizera. Desses 27 km2, por volta de 17 km2 podem ser visitados através de trilhas. Os outros 10 km2 são inacessíveis. Neles, as faias crescem há centenas de anos sem intervenção humana, em total liberdade para reproduzir ecossistema ímpar, que se perpetua.

Desde as vilazinhas Oldřichov v Hájích e o balneário Lázně Libverda tudo o que você consegue ver são as copas das árvores da joia da coroa das Florestas de Faias. Porém, é diferente a partir dos mirantes que pontilham a região. Por exemplo, os mirantes na Colina Ořešník e na Paličník oferecem belíssima e ampla vista das Florestas de Faias, com árvores que alcançam 40 metros de altura e nasceram há 200, 300 anos.

A Colina Ořešník é destino bem procurado. Acessível pela Vila Hejnice (15 km de Liberec), é alcançada por degraus naturais ou por escalada – grande atrativo do lugar. Quanto à Colina Paličník, a distância desde Liberec é de 34 km. O passeio é dos mais interessantes. O mirante deixa ver as Florestas de Faias, mostra a vizinha e rochosa Ořešník, outros picos famosos da Jizera e maravilhosos momentos da Natureza, como o rio Smědá a fluir no vale. O mirante da Colina Paličník só pode ser alcançado a pé.

Em Liberec, a região que abriga as Florestas de Faias Patrimônio Mundial Unesco, assim como no entorno dessa bela cidade há amplo leque de opções para esportes, lazer e cultura que atendem famílias com crianças, jovens e casais românticos.

Leia Mais sobre atrações na República Tcheca

As cinco principais atrações da República Tcheca

Atrações inesquecíveis estão à espera para recepcionar você durante a sua próxima visita à República Tcheca.

Ilhas do Moldava são passeios imperdíveis em Praga

No trecho do Rio Moldava que permeia Praga, há várias ilhas para visitar, como Slovanský e seu Palácio Žofín.

Viajando em cenários de cinema

Conheça (ou reconheça) lugares na República Tcheca que serviram como cenário para sucessos da telona.

Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Experiencia de viagem Sabores
Castelo Křivoklát, cenário medieval para hospedagem, lazer e cultura

Vivenciar por um dia ou mais os costumes e as tradições medievais e apreciar eventos culturais e festivos é a proposta do Castelo Křivoklát, a 50 km de Praga.

Castelos e Palácios Experiencia de viagem
O verão em Tchéquia espera por você, repleto de novidades

Finalmente, chegou (20 de junho) o verão 2020 na República Tcheca. Embora oficialmente a estação termine a 22 de setembro, várias atrações criadas especialmente para o verão se estenderão até outubro, e outras serão perenes. Veja só.

Experiencia de viagem
Pacotes